15.02.2009 - O diretor Martin Scorsese começará a rodar este ano o “remake” do longa japonês Chinmoku (Silêncio), produção baseada no romance do escritor Shusaku Endo (1923-1996), lançado em 1966. O filme conta a história das dificuldades dos missionários jesuítas em meio às perseguições a cristãos pelas autoridades japonesas no século XVII.
Segundo o jornal Asahi, as filmagens estão previstas para começar em agosto na Nova Zelândia, e Scorsese ainda não decidiu se vai gravar algumas cenas no Japão. Pelo menos dois nomes já estão escalados para o elenco: Daniel Day-Lewis e Benicio Del Toro. Scorsese também estaria em negociações com o mexicano Gael Garcia Bernal, de Diários de Motocicleta. Day-Lewis já trabalhou com Scorsese em A Era da Inocência (1993) e em Gangues de Nova York (2002). Para Del Toro é a primeira vez.
O ator porto-riquenho é o favorito para interpretar Rodrigo, un missionário jesuíta português que viaja ao Japão para divulgar o cristianismo e buscar pistas de um padre que desapareceu décadas antes. A história aborda como o missionário foi detido e torturado pelas autoridades para que renunciasse a sua fé.
Como parte das pesquisas para a produção do filme, o diretor de arte Dante Ferretti e o produtor Bennet Walsh, estiveram esta semana no Museu Literário de Sushaku Endo (1923-1966), que era católico, e no Museu de História e Cultura de Nagasaki. Foi nessa província que desembarcou São Francisco Xavier, em 1549, o primeiro missionário a pisar no Japão para difundir o cristianismo. No século XVII a religião foi banida do país e o governo deu início a uma perseguição aos seguidores do catolicismo, que durou mais de 200 anos.
A previsão é que Silence chegue às telas de cinema no ano que vem.
Fonte: Ipcdigital