09.02.2009 - Às 20:10, hora local, morreu vítima da eutanásia praticada desde sexta-feira com a progressiva suspensão da alimentação e hidratação, Eluana Englaro, a italiana de 37 anos que há 17 estava em estado de coma.
Depois de quatro dias desde que se iniciou a suspensão da hidratação e alimentação; e no meio do debate de uma lei que poderia tê-la salvado, com todo o país centrando sua atenção nela, Eluana Englaro faleceu na clínica La Quiete em Udine.
Conforme indica o jornal La Repubblica, ao conhecer a notícia logo depois de uma chamada Telefónica, Beppino Englaro, o pai de Eluana, assinalou: "sim, deixou-nos. Mas não quero dizer nada, quero mais do que nada ficar sozinho". Como se lembra, o Sr. Englaro foi quem solicitou se retire à sua filha a alimentação e hidratação até causar-lhe a morte. Foi também ele quem levou desde Lecco a Udine a sua filha para que a submetessem à eutanásia que acabou com a vida de Eluana.
A confirmação da morte de Eluana Englaro chegou da Presidente de La Quiete, Ines Domenicali: "está morta, não saberia dizer a hora, não me perguntem outra coisa". Enquanto isso, nos subúrbios deste recinto onde levaram a Eluana retirando-a do cuidado das irmãs da Misericórdia de Lecco que tinham se dedicado a ela, cerca de 200 católicos que estavam reunidos rezando por Eluana oram agora pela alma desta mulher.
Foram muitos os pedidos, comunicados e exortações, para que não se acabasse desta forma com a vida desta jovem mulher, em um caso que os promotores da eutanásia empurraram para sentar um precedente que permita mais adiante descriminalizar esta prática anti-vida na Itália.
Neste caso, a opinião dos italianos apoiava em 70 por cento a eutanásia de Eluana Englaro. Devido à cobertura do vaticanista Sandro Magister e do jornal do Episcopado italiano, L'Avvenire, essa situação mudou dramaticamente. O jornal Corriere della Sera deu a conhecer hoje, o mesmo dia da morte desta mulher, que essa cifra se reduziu a menos de 50 por cento.
Fonte: ACI
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Itália: Pai de Eluana Englaro a seqüestra para aplicar-lhe eutanásia em Udine
04.02.2009 - UDINE .- Beppino Englaro seqüestrou, sem autoridade legal para fazê-lo, a sua filha Eluana Englaro, uma italiana que vive conectada a umas sondas que a hidratam e alimentam. Com esta ação o pai procura que sua filha morra depois do retiro das sondas, em um caso similar ao da americana Terri Schlinder-Schiavo, quem depois de 13 dias de agonia morreu pela mesma causa a pedido de seu marido Michael Schiavo.
Beppino Englaro seqüestrou a Eluana em meio da noite, estando aos cuidados das irmãs da Misericórdia na clínica Beato Luigi Talamoni em Lecco, para levá-la a uma clínica de Udine, aonde já chegou hoje às 15:26 (hora local), e aonde deseja realizar a eutanásia de sua filha. O objetivo do pai é fazer do caso de sua filha um caso público para sentar um precedente na legislação italiana em que atualmente se discute uma norma que evitaria que este tipo de fatos aconteçam quando a pessoa está no estado de coma em que está Eluana.
A eutanásia de Eluana se realizará gradualmente, conforme explica a nota do jornal italiano La Repubblica. "Nos primeiros dias Eluana Englaro será alimentada como em Lecco e em três dias, se não acontecer nada novo, começará a lenta e gradual operação de redução da alimentação. ' Viverá por dois, máximo três semanas, salvo novas detenções', comenta o advogado Campeis'", da família Englaro.
Uma das amigas de Eluana, Laura Portaluppi, comenta a La Repubblica que "é como voltar para 17 anos atrás, a aquele dia no que perdi a minha melhor e única amiga. Hoje para mim é um dia negro, é como se se reabrisse uma ferida enorme que iniciará um caminho que levará a Eluana à morte".
Por sua parte, o Arcebispo de Udine, Dom Pietro Brollo, pediu aos fiéis da diocese "rezar por Eluana, pela família Englaro, por todos quão voluntários assistem às pessoas em sofrimento".
Do mesmo modo, a Conferência Episcopal Italiana, em um comunicado ao terminar a reunião do Comitê Permanente, lembrou claramente que desconectar a Eluana Englaro das sondas com as que é alimentada e hidratada é claramente um caso de eutanásia.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". (Mt 19,17)
"Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe". (Mc 10,19)
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)