Restos de Santa Francisca Romana peregrinam por Roma


28.01.2009 - Uma mulher que se santificou na oração, no serviço à sua família e aos mais necessitados

ROMA- Os restos de Santa Francisca Romana, durante este ano, estão fazendo uma peregrinação pela Cidade Eterna, devido à comemoração dos 400 anos de sua canonização.

A santa percorreu igrejas como Santa Inês em Agonia, localizada na Piazza Navona, onde foi batizada, Santa Cecília, em Trastevere, onde diariamente assistia à missa e fazia oração, a paróquia Santa Francesca Romana, localizada no Ardeatino de Roma e na capela da que foi sua casa, hoje convertida em um hotel que tem seu nome, localizada na Via Vascellari, do bairro Trastevere.

«A santa de Roma», como é conhecida, fundou em 1425 o mosteiro Tor de Specchi, localizado na Via Teatro Marcello, muito perto do Fórum Romano. Lá continuam seu legado as irmãs Oblatas de Santa Francisca Romana, que receberam durante este ano centenas de peregrinos que vão para conhecer mais sobre ela, para visitar os lugares onde viveu, para fazer um momento de oração e para aprender de suas virtudes heróicas.

«A vida de Santa Francisca se atualiza em cada época. Isso nos leva a uma reflexão sobre a santidade e sobre aquilo que a faz santa para poder imitá-la dentro de nossa pequenez», disse à Zenit Caterine, uma das postulantes desta comunidade.

Uma vida de oração e ação

Santa Francisca nasceu em 1384 e sempre quis consagrar sua vida ao Senhor. Contudo, como pertencia a uma família nobre, seus pais a obrigaram a casar-se com Lorenzo Ponziani, pertencente a uma família romana muito rica.

Naquela época, a Cidade Eterna havia sido tomada pelas tropas napolitanas, fato que havia trazido profundas crises econômicas nas famílias, assim como doenças e mortes.

Apesar de que sempre se entregava ao serviço de seu esposo e de seus três filhos, Santa Francisca sentia com frequência falta da vida monástica. Foi assim como descreveu que deveria viver intensamente a vida de oração e também ajudar o próximo, devido às circunstâncias que tinha de enfrentar como mulher casada e em meio à difícil situação que sua cidade vivia.

Santa Francisca morreu em 9 de março de 1440. Durante três dias seu corpo esteve exposto para as multidões que iam vê-la na igreja Santa Maria Nova, onde foi enterrada. Conta a tradição que toda Roma soube de sua morte e que milhares de pessoas a aclamavam como Santa subito («Santa já»), pedindo para que logo fosse elevada aos altares.

Hoje, centenas de fiéis de toda Roma vão rezar diante dos seus restos mortais, que se encontram em uma urna de vidro, visíveis para todos os peregrinos. Assim se comemorou este quarto centenário com vigílias e orações nas diferentes igrejas que ela visitou. Este ano jubilar concluirá em 29 de maio, com uma procissão na qual seu corpo será trasladado do mosteiro de Tor de Specchi até a igreja Santa Maria Nova, onde jaz seu túmulo.

Mais informação: www.tordespecchi.it

Fonte: www.zenit.org


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne