27.01.2009 - O arcebispo de Belém (Pará, norte do Brasil) pediu que os fiéis, especialmente os ligados à Pastoral da Comunicação, estudem a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações 2009.
Dom Orani João Tempesta, que é responsável na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pela Comissão para a Cultura, Educação e Comunicação Social, considera o texto uma «belíssima mensagem», que deve ser estudada para «dar passos ainda maiores nessa missão de evangelizar».
A mensagem de Bento XVI foi publicada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e escritores católicos. O Dia Mundial das Comunicações é comemorado no Domingo da Ascensão do Senhor, neste ano, a 24 de maio.
O tema escolhido pelo Papa para esta edição é «Novas tecnologias, novas relações», tendo como lema «Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de santidade».
«É muito interessante e importante a palavra do Papa Bento XVI dirigida a todos, mas especialmente “a quem faz parte da chamada geração digital”», lembra Dom Orani.
«A posição da Igreja é positiva ao reconhecer que essas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade quando passa a enumerar as facilidades de acesso e comunicação global», destaca o arcebispo.
«Lembra Bento XVI que o desejo “de interligação e o instinto de comunicação, que se revelam tão naturais na cultura contemporânea, na verdade são apenas manifestações modernas daquela propensão fundamental e constante que têm os seres humanos para se ultrapassarem a si mesmos, entrando em relação com os outros”», cita.
Segundo Dom Orani, o documento vai lembrar, porém, «que o relacionamento não pode ser artificial, passageiro, superficial», mas deve ser pautado pelo amor.
«Ao mesmo tempo em que vê com bons olhos as novas tecnologias, o Papa recorda a importância do conteúdo: “aqueles que operam no setor de produção e difusão de conteúdo dos novos “media” não podem deixar de sentir-se obrigados ao respeito da dignidade e do valor da pessoa humana”.»
Dom Orani destaca que na conclusão da mensagem, Bento XVI dirige uma saudação especial aos jovens católicos, para que levem para o mundo digital o testemunho da sua fé.
«Assim também, recorda o Papa, o anúncio nesse meio, “supõe conhecimento profundo das tecnologias para se chegar a uma conveniente utilização”.»
«Lembra que especialmente aos jovens compete a “tarefa da evangelização deste continente digital”, assumindo de maneira especial “o anúncio do Evangelho aos seus coetâneos”, partilhando com eles o dom mais precioso: “a boa nova de um Deus que se fez homem, sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade”», cita o arcebispo.
Fonte: www.zenit.org