Papa Bento XVI: A família é o fundamento indispensável para a sociedade


19.01.2009 - Cidade do Vaticano - "A família é o fundamento indispensável para a sociedade e uma verdadeira escola de humanidade e de valores perenes", disse o Santo Padre neste domingo através da mensagem audiovisual, ao final da missa de encerramento realizada na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no âmbito do VI Encontro Mundial das Famílias, realizado em Cidade do México.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal-secretário de Estado Tarcisio Bertone, Legado Pontifício do Santo Padre no VI Encontro Mundial das Famílias.

O papa sublinhou que o "tema deste VI Encontro Mundial das Famílias 'As famílias formadoras aos valores humanos e cristãos' lembra que o ambiente doméstico é uma escola de humanidade e de vida cristã para todos os seus membros, com conseqüências benéficas para as pessoas, a Igreja e a sociedade. De fato, o ambiente doméstico é chamado a viver e a cultivar o amor recíproco e a verdade, o respeito e a justiça, a lealdade e a colaboração, o serviço e a responsabilidade para com os outros, especialmente com os mais necessitados".

O Santo Padre disse ainda: "o ambiente da família cristã, que deve manifestar a todos a presença viva do Salvador no mundo e a natureza autêntica da Igreja (Gaudium et spes, 48), deve ser impregnado da presença de Deus, deve colocar em suas mãos a sua vida cotidiana e pedir a sua ajuda para cumprir adequadamente a sua imprescindível missão".

O papa frisou ainda que este "Encontro Mundial das Famílias quis encorajar as famílias cristãs para que seus membros sejam pessoas livres e ricas de valores humanos e evangélicos, que caminhem rumo à santidade, o melhor serviço que os cristãos podem oferecer à sociedade atual".

Bento XVI ressaltou ainda que "hoje, mais do que nunca, necessita-se do testemunho e do compromisso público de todos os batizados para reafirmar a dignidade e o valor único e insubstituível da família fundada no matrimônio de um homem com uma mulher, e aberta à vida, assim como o valor da vida humana, em todas as suas fases. Devem-se promover também medidas legislativas e administrativas que defendam as famílias em seus direitos inalienáveis, necessários para levar adiante a sua extraordinária missão".

O papa se lembrou de todas as famílias que dão provas de fidelidade em circunstâncias especialmente árduas. "Meu encorajamento vai às famílias numerosas que muitas vezes vivem em meio a contrariedades e incompreensões, e dão exemplo de generosidade e confiança em Deus".

Antes de concluir seu discurso o Santo Padre anunciou que VII Encontro Mundial das Famílias se realizará na cidade de Milão, na Itália, em 2012, com o tema: “A família, o trabalho e a festa”.

O papa agradeceu ao cardeal-arcebispo de Milão, Dionigi Tettamanzi, por ter aceitado este importante compromisso e confiou todas as famílias do mundo à proteção da Virgem Santíssima, Padroeira das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe.

Fonte: Rádio Vaticano


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne