11.01.2009 - Assim como para os participantes do Encontro Mundial de 13 a 18 de janeiro
CIDADE DO VATICANO.- Bento XVI estabeleceu que possam alcançar a indulgência plenária os participantes do VI Encontro Mundial das Famílias, assim como as famílias que, ao não poderem estar presentes, juntem-se ao acontecimento em oração.
Assim explica um decreto emitido pela Penitenciaria Apostólica, difulgado pela Santa Sé em 10 de janeiro, em preparação desse acontecimento que terá na Cidade do México, de 13 a 18 de janeiro, com a presença de mais de um milhão de pessoas.
O documento, firmado pelo cardeal James Francis Stafford, penitenciário maior, e pelo bispo Gianfranco Girotti, anuncia que «o Santo Padre concede aos fiéis a indulgência plenária, que deve ser alcançada com as condições costumeiras (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do sumo pontífice), excluído qualquer apego ao pecado, nos dias nos quais participem devotamente do IV Encontro Mundial das Famílias».
Por outro lado, continua dizendo, «os fiéis que, verdadeiramente arrependidos, não possam participar deste evento, alcançarão a indulgência plenária, com as mesmas condições se, unidos em espírito e pensamento aos fiéis presentes na Cidade do México, recitarem em família o Pai Nosso, o Credo, e outras orações para invocar da Divina Misericórdia as finalidades antes indicadas, em particular nos momentos nos quais as palavras e mensagens do pontífice sejam transmitidas pela televisão e pelo rádio».
O documento destaca a importância decisiva que este encontro tem para a Igreja, pois da família depende a educação espiritual e moral das futuras gerações.
O documento vaticano espera que o encontro do México «infunda nas famílias cristãs a força para transmitir santamente às futuras gerações os retos princípios de consciência que devem ser cultivados com a ajuda da graça de Deus».
Criado por João Paulo II, o Encontro Mundial das Famílias é uma grande convocatória que a cada três anos o Papa faz para celebrar o dom divino da família.
Fonte: www.zenit.org