Papa: paz está em perigo com violência em Gaza


01.01.2009 - O papa Bento XVI disse nesta quinta-feira que a paz está mais uma vez em perigo "pela explosão em massa da violência na Faixa de Gaza em resposta a outra violência" e expressou preocupação e temor pelo futuro, embora também tenha mostrado esperança para viver em paz, segurança e dignidade.

O pontífice oficiou a primeira missa do ano na Basílica de São Pedro na companhia de bispos, cardeais e monsenhores.

Durante a homilia o papa abordou a situação da Faixa de Gaza e assegurou que "o profundo desejo de viver em paz sai dos corações da grande maioria da população israelense e palestina". Ele expressou a esperança de que "com a sábia contribuição de todos" serão dadas as respostas concretas à aspiração generalizada de viver em paz, segurança e dignidade.

"A violência, o ódio e a desconfiança são as formas de pobreza - talvez a mais terrível - que é necessário combater", afirmou. O líder da Igreja Católica também lembrou dos que sofrem, especialmente "à pequena, mas fervente, paróquia de Gaza".

O bispo de Roma afirmou que no Dia Mundial da Paz - celebrado hoje - a pobreza impede que as pessoas e as famílias vivam de acordo com sua dignidade e "ofende a justiça e a igualdade e coloca em perigo a coexistência pacífica".

Além disso, afirmou que é necessário avaliar o fenômeno da globalização e que diante de pandemias espalhadas, da pobreza infantil e da crise de alimentos, "infelizmente" voltamos a denunciar a "inaceitável corrida armamentista".

"Por um lado celebramos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, por outro, está o aumento das despesas militares em violação à Carta das Nações Unidas, que se compromete a reduzi-las ao mínimo", declarou

Fonte: Terra notícias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne