24.12.2008 - Quadruplica-se o número de peregrinos
A cidade de Belém, onde Jesus nasceu, recupera a alegria de celebrar o Natal graças ao regresso massivo dos peregrinos.
Após sete temporadas natalinas «tristes», Belém quadruplicou este ano o número de peregrinos.
Cerca de 250 mil visitantes chegaram à cidade esta semana, frente a 65 mil na mesma semana do ano passado, segundo informou o prefeito da cidade, Victor Batarsh.
Segundo a Câmara do Comércio da cidade, em 2008 passaram por Belém 1,2 milhão de pessoas; foi o melhor ano desde que estourou em 2000 a 2ª Intifada palestina.
Nesta quarta-feira, o novo patriarca latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twall, recebeu no começo da tarde as boas-vindas dos representantes da cidade de Belém e redondezas.
Às 13h30 chegou à praça do Presépio para entrar solenemente na Basílica da Natividade. Às 16h, na contigua igreja de Santa Catarina, celebrou-se a procissão até a gruta do nascimento de Jesus.
À meia noite começará a Missa do Galo na Igreja da Santa Catarina, e dela participará o presidente da Autoridade Palestina, Abu Mazen, e representantes muçulmanos e de outras confissões cristãs, assim como membros do corpo diplomático.
No Natal, «e especialmente para esta Terra Santa sofrida e desgarrada, ressoa a mensagem que pode renovar o mundo. Vinde todos a Belém com o coração simples, e o encontro com o Menino Jesus apagará todo medo! Ainda há esperança para todos!», explica o Custódio da Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa.
Fonte: www.zenit.org