Santa Catarina: igreja é transformada em abrigo em Blumenau


Capela Santa Luzia abriga 170 pessoas em Blumenau

03.12.2008 - Uma igreja foi transformada em abrigo para os atingidos pela chuva em Blumenau (SC). Cerca de 170 pessoas passam os dias no interior da capela Santa Luzia. As camas foram contadas no altar. O púlpito foi transformado em dormitório coletivo e a sala sacerdotal se transformou em estoque de doações. Na parte superior, ao fundo da igreja, foi montada uma farmácia. No coral são atendidos os doentes.

"Faz 25 anos que trabalho como voluntário da Defesa Civil e jamais vi uma cena como essa. Estou agüentando, sendo forte. Não posso nem mostrar para o povo a dor que estou sentido, mas depois que passar tudo isso e eu tiver um tempo para refletir sobre tudo o que está acontecendo", afirmou o coordenador do grupo, Sebastião Pereira.

Dentro da capela, as imagens de santo e crucifixos espalhados pelo recinto dão a impressão de luto. As crianças, no entanto, aparentemente não parecem se incomodar com a situação. "Sinto que Deus está mais próximo de nós", comenta a menina Jésica Cristina da Silva, 11 anos.

Adriana de Lima trabalha como servente geral e é uma das vitimas amparadas pela igreja. "Particularmente, não tenho nada a reclamar. Estou sendo muito bem recebida aqui. Tem bastante comida e não falta remédio", afirma.

"É complicado conviver com tanta gente. Estamos aqui desde segunda-feira e cheguei ao limite. É estranho fazer um quadradinho dentro da igreja e dormir. A vida mudou totalmente e a gente não vê a hora de acabar tudo isso para começar a vida novamente", disse a vendedora Maristela de Almeida, com a filha de 1 ano nos braços.

O marido dela, Marcos Momo, acabou de regressar da Espanha, onde cursou parte de seu doutorado em Telecomunicações. "Jamais esperava passar por isso. Minha casa estava construída em um lugar seguro e não havia risco de desmoronamentos. O que aconteceu foi um fenômeno. Penso que possam ocorrer coisas piores", conclui.

Especial para Terra


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne