02.12.2008 - Igrejas da Alemanha criticaram nesta terça (2) um empresário que lançou uma linha de chocolates em formato de Jesus.
Frank Oynhausen, responsável pelo produto, diz que a intenção é resgatar valores religiosos tradicionais para o Natal na Alemanha.
Mas a Igreja Protestante da Alemanha e Igreja Católica não gostaram da idéia.
"Estava pensando em uma maneira de reintroduzir valores religiosos tradicionais nesse mundo comercial", disse Frank, que estava desempregado desde que faliu, há dois anos, trabalhando com reciclagem.
Junto com um amigo, Frank desenvolveu o conceito de "Sweet Lord" - chocolates em formato de Jesus que são vendidos em lojas.
Segundo ele, milhares de pessoas já encomendaram os chocolates, que são embrulhados com papel metálico dourado.
"É horrível que Jesus seja embrulhado em papel dourado e vendido em meio a coelhos de chocolate, pingüins comestíveis e pirulitos", disse Aegidius Engel, porta-voz do acerbispado de Paderborn. "Isso está arruinando o símbolo de Jesus".
"Esperamos conseguir exportar os chocolates um dia", diz o empresário. Ele diz que o produto seria muito popular em certos lugares dos Estados Unidos.
Em 2007, uma escultura de chocolate que reproduzia Jesus causou polêmica quando foi exibida em uma galeria de arte de Nova York.
Fonte: G1
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Polêmica escultura de Cristo nu de chocolate será exibida nos EUA
19.10.2007 - A polêmica escultura de chocolate de Jesus Cristo nu, do artista canadense Cosimo Cavallaro, será exibida numa galeria de arte de Nova York, depois de outra galeria cancelar a mostra cedendo a protestos de grupos católicos e ameaças de morte ao escultor.
Os diretores da galeria de arte The Proposition, na ilha de Manhattan, anunciaram nesta quarta-feira (17) que de 27 de outubro a 24 de novembro exibirão em sua galeria nove esculturas de chocolate de Cavallaro. O título da mostra será "Cholocate saints... sweet Jesus" ("Santos de chocolate... Doce Jesus"), e ela inclui a polêmica escultura.
O Cristo de Cavallaro, uma escultura intitulada "My sweet Lord" ("Meu Doce Senhor"), seria exibida na última Semana Santa, na Galeria Roger Smith Lab. Mas a exposição foi cancelada devido aos protestos da Liga Católica para a Religião e os Direitos Civis e de outros grupos católicos. Eles se queixavam de que a figura não tinha roupas.
O artista canadense chegou a receber ameaças de morte de católicos radicais.
A figura de Jesus crucificado está suspensa no ar e é feita de chocolate, mas parece de bronze, como se vê nas fotografias no site da Proposition.
A galeria de arte diz que Cavallaro foi coroinha na infância. Ele questiona alguns preceitos da Igreja Católica, mas sempre gostou de participar da eucaristia.
"Recordando a qualidade místico-transcendental e rajadas de memória associadas com a hóstia, lembra o ritual de êxtase de sua própria experiência com o chocolate", acrescentou o comunicado da galeria.
A mostra é dedicada "à crença, ao espírito humano e à alegria dos sentidos" e promete ser "provocante e talvez um pouco sacrílega", além de fazer a delícia dos amantes do chocolate.
Em 1999, o então prefeito da cidade de Nova York, Rudolph Giuliani, ameaçou retirar a subvenção do Museu de Arte de Brooklyn, que exibia um quadro de uma Virgem Maria negra salpicada com excrementos de elefante e recortes de revistas pornográficas.
Fonte: G1
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências". (2Pd 3,3)