01.12.2008 - Afirma cardeal Scheid, na inauguração do novo portal da arquidiocese do Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO .- «João Paulo II dizia que a evangelização tem de ter três pontos: ardor novo, metodologia e expressões novas. Creio que a internet tem exatamente essas três coisas», afirmou Dom Eusébio Scheid.
O cardeal brasileiro fez essas considerações na cerimônia de inauguração do novo portal da arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br), quarta-feira passada.
Segundo informações do novo portal, Dom Eusébio abriu a solenidade e reforçou a importância do site para a união dos fiéis com a arquidiocese.
«Essa novidade tem o papel de fazer com que cada um se sinta acolhido. Queremos ser eco da palavra de Deus, que em Cristo se tornou gente», afirmou.
«Estamos alegres porque estamos trilhando um caminho proposto pelo Papa João Paulo II, um homem da comunicação, e pelo nosso atual Papa Bento XVI». Segundo o arcebispo, a comunicação contribui para a união entre os povos.
Dom Eusébio ressaltou a importância da qualidade técnica da nova ferramenta. «O portal tem de ser atraente, suscitar curiosidade e ter bom gosto e técnica suficiente para atingir os objetivos».
«A Igreja dando as notícias, a vitalidade e a própria estrutura dela para o povo, responde suas curiosidades, não só intelectuais, mas espirituais também.»
O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Jesús Hortal, que também participou da cerimônia na sede da arquidiocese, recordou o chamado a evangelizar.
«A palavra nos foi confiada e temos que difundi-la. A internet é um modo de propagá-la, de disseminar a verdade, a boa nova», disse.
Segundo o reitor, apesar da internet ainda não atingir toda a população brasileira, ela é hoje uma ferramenta indispensável.
«A Igreja não pode estar ausente de um instrumento desse tipo e que atinge tantas pessoas», afirmou.
A elaboração do novo portal da arquidiocese do Rio de Janeiro surgiu depois da assinatura de um contrato entre a PUC-Rio e a Mitra Arquidiocesana.
No acordo, firmado em outubro de 2007, a Universidade se comprometia a desenvolver um portal que ficaria hospedado no seu servidor. À Mitra coube disponibilizar o conteúdo e os custos necessários para a manutenção da página.
Fonte: www.zenit.org