Sacerdote católico sofre excomunhão por seu apoio à ordenação feminina


20.11.2008 - O sacerdote católico Roy Burgeois, que durante duas décadas liderou protestos contra uma academia militar que treina soldados latino-americanos, será excomungado hoje por seu apoio à ordenação sacerdotal feminina.

"Agitei alguns vespeiros antes, mas este é o maior de todos: entrei no patriarcado", declarou à Agência Efe Bourgeois, de 70 anos e membro da ordem Maryknoll desde sua ordenação há 36 anos.

"Entretanto, eu não posso continuar lutando contra os abusos cometidos em outros países, contra a injustiça, contra a Guerra do Iraque sem levantar a voz contra a injustiça que se comete em meu próprio país, em minha própria igreja", acrescentou.

Nos Estados Unidos 35 mulheres já foram ordenadas sacerdotes da Igreja Católica nos últimos três anos, em sacramentos que o Vaticano repudia.

Hoje, enquanto Bourgeois se prepara para participar de uma manifestação, vence o prazo que o Vaticano lhe deu para que se arrependa de seu apoio à ordenação de mulheres.

Fonte: Terra notícias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Vaticano excomunga o controvertido arcebispo da Zâmbia

26.09.2006 - O controvertido arcebispo da Zâmbia, Emmanuel Milingo, foi excomungado pelo Papa Bento XVI após ter ordenado quatro bispos ilegalmente, informou nesta terça-feira a Santa Sé.

Monsenhor Emmanuel Milingo "está numa condição irregular e claramente está rompendo a comunhão com a Igreja", diz o comunicado divulgado pela Santa Sé.

"Está em curso a ''scomunica latae sententiae'' (sentença de excomunhão) prevista pelo artigo 1382 do Código do Direito Canônico", diz o comunicado.

Trata-se da pena mais severa que a Igreja Católica pode determinar para um crente. O arcebispo da Zâmbia, Emmanuel Milingo, de 76 anos, o representante mais carismático da Igreja na África, exorcista e curandeiro, ordenou recentemente quatro bispos casados nos Estados Unidos, razão pela qual foi automaticamente excomungado. A sentença de excomunhão se aplica também aos quatro religiosos que foram consagrados bispos ilegalmente pelo arcebispo Milingo em 24 de setembro nos Estados Unidos.

Só o pontífice pode ordenar bispos, segundo as leis da Igreja.

Os quatro religiosos ordenados fazem parte do movimento internacional "Married Priest Now", fundado em julho pelo prelado africano em Washington, Estados Unidos.

A hierarquia da Igreja Católica reconhece que "acompanhou com preocupação" o comportamento recente de Milingo, sobretudo depois que ele fundou em julho uma associação de sacerdotes casados.

O prelado africano, que desencadeou um escândalo em 2001 dentro da Igreja Católica ao se casar com a coreana María Sung, da seita Moon, regressou depois de um ano a sua atividade de religioso oficiando uma missa solene numa abadia localizada perto de Zagarolo, leste de Roma.

Milingo, que pediu perdão ao então Papa João Paulo II por seus erros, teve que passar um ano de penitência e retiros espirituais numa casa religiosa da Argentina a pedido das autoridades eclesiásticas.

Oriundo de Mnukwa, na Zâmbia, analfabeto até os 12 anos, monsenhor Milingo foi ordenado sacerdote aos 28 anos, após estudos de teologia, filosofia e ciências sociais.

Muito conhecido na África por ter dirigido programas de rádio, o prelado foi nomeado arcebispo de Lusaka aos 39 anos.

Quatorze anos depois foi obrigado a renunciar a sua diocese a pedido de João Paulo II e se mudou para Roma, já que suas atividades de curandeiro e exorcista caçador de demônios eram incompatíveis com seu cargo eclesiástico.

Na Itália, tampouco abandonou essas atividades, chegando a se tornar famoso graças a seus discos inspirados na música da cultura zulu.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Está em curso a 'scomunica latae sententiae' (sentença de excomunhão) prevista pelo artigo 1382 do Código de Direito Canônico", acrescenta o texto. O arcebispo não precisa ser julgado previamente.


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne