Animais invadem casas para fugir de enchente no Rio de Janeiro


14.11.2008 - A chuva que começou a cair em diversos pontos do Rio de Janeiro, desde o início da madrugada desta sexta-feira ainda causa transtorno em alguns pontos da Baixada Fluminense. Os bairros mais afetados de Belford Roxo foram Parque São Bernardo, Santa Maria e São Francisco. Os moradores reclamam dos animais que invadiram as casas, como alguns ratos, caramujos e até sapos, por conta da enchente.

Pela manhã, moradores de Belford Roxo que moram perto do Rio Botas permaneciam ilhados dentro de suas casas. O Rio subiu cerca de 50 cm. "De madrugada estava um horror. Eu fui tirado no colo por um vizinho, estou com a perna machucada" contou André Valentim dos Santos, 42 anos. "Perdi documentos, tudo. Só deu tempo de colocar a televisão em cima do colchão", lamentou.

Segundo o presidente da Associação de Santa Maria, Sebastião Cardoso, 55 anos, a chuva começou por volta de meia noite, e muitos moradores tiveram que deixar suas casas, tirar os carros da garagem e levantar os móveis para não perder tudo.

De acordo com os bombeiros de Nova Iguaçu não houve chamados durante a madrugada por decorrência da chuva. O quartel de Paracambi registrou mais de 15 ocorrências por deslizamento, desabamento e enchente.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

“Toda vez que as pessoas acumulam entulho, lixo ou madeira, a gente vai ter ambientes onde o animal vai preferir em vez de ficar vivendo na natureza, onde tem de fugir do gavião, da coruja, do lagarto, correr atrás dos insetos”, explica Cláudio Maurício, pesquisador do Instituto Vital Brasil.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne