12.11.2008 - LISBOA .- O Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, denunciou "todas as inclinações e atitudes que ameaçam minar a realidade familiar", sem esquecer o mal chamado "matrimônio" entre "pessoas do mesmo sexo".
Na inauguração da Assembléia Plenária da CEP que conclui esta quinta-feira, o Prelado assinalou além que "não se deve jamais debilitar o reconhecimento do matrimônio monogâmico indissolúvel entre um homem e uma mulher, única forma autêntica da família".
Depois de considerar "constrangedor" assistir aos problemas "vividos nos lares, em uma sociedade que se diz de avançada", e aos "casos de pobreza e fome ao nosso lado", o Arcebispo criticou a lei do divórcio recentemente aprovada no Parlamento e sublinhou que "a família é célula que dá estrutura a toda e qualquer sociedade equilibrada".
Diante deste panorama, o Prelado questionou "se não estaremos prestes a permitir a aprovação de leis fracturantes" da sociedade portuguesa, quando "as agendas políticas começam a indicar novas iniciativas que o cidadão português deve contestar".
Depois de alentar a que "todos deveríamos unir vontades e inteligências" para resolver os problemas causados pela crise econômico-financeira, o Presidente da CEP sublinhou que "não podemos ignorar e desconsiderar as grandes dificuldades nas que se encontram muitas famílias, particularmente, os mais jovens e os reformados".
Fonte: ACI
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Regenerem sociedade educando na fé e valores cristãos, exorta o Papa a pais
11.09.2007 - MADRI - O Papa Bento XVI chamou as cerca de 40 mil famílias participantes da 18º Peregrinação ao Santuário de Torreciudad, a regenerar a sociedade vivendo aqueles valores infundidos aos casais no sacramento do matrimônio e educar aos filhos "na fé e naqueles valores e virtudes humanas e cristãs que contribuirão eficazmente ao bem de outros e ao próprio".
No texto, enviado durante sua visita a Áustria, o Pontífice também pediu para pôr a Deus "nas profundas relações que constituem a família, já que a alma das mesmas e seu fim último é o mesmo Criador e dono absoluto da vida".
"Optar por Deus será sempre apreciar a vida, respeitar sua inviolabilidade e custodiá-la como coerente atitude e compromisso com este primitivo dom de sua graça", afirmou.
Bento XVI animou aos peregrinos a rebater "o hedonismo e o relativismo imperantes" através "do compromisso profético inerente à família como Igreja doméstica, com ativa disponibilidade e generosa entrega, anunciando o evangelho da vida, especialmente onde esta é insidiosamente manipulada ou dolorosamente desprezada".
Finalmente, através do Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, o Papa implorou a intercessão da Santa Maria e ministrou aos participantes a bênção apostólica.
A família: imprescindível para sociedade e Igreja
Por sua vez, durante a Missa celebrada na esplanada do santuário, o Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría, referiu-se ao lema do evento: "A família, santuário da vida"; e destacou a importância desta instituição para a sociedade e a Igreja, por ser "o âmbito da formação integral e da transmissão da fé" aos filhos.
Dom Echevarría assinalou que a fé é incompatível com certos estilos de vida que querem impor na sociedade de hoje, "em que as realidades da família e do matrimônio, de um homem com uma mulher, encontram-se submetidas a grandes perigos e ameaças", e que portanto sempre é "ocasião de demonstrar com as palavras e com os fatos a grandeza das verdades fundamentais".
"Peçamos a Santíssima Virgem de Torreciudad que todas as famílias do mundo aprendam a ser santuário da vida; em primeiro lugar, que acolham gozosamente -porque é uma bênção divina-, cada filha ou filho que Deus os envia", expressou.
Fonte: ACI