12.11.2008 = O soldado que rasgou sua capa para defender um pobre do frio
CIDADE DO VATICANO .- Na audiência geral desta quarta-feira, Bento XVI apresentou aos jovens, enfermos e recém-casados o exemplo de São Martinho de Tours, cuja festa foi celebrada nesta terça-feira pela Igreja.
São Martinho, nascido em Panônia (hoje Hungria), era filho de um oficial do exército romano. Sendo muito jovem, ele mesmo se uniu à cavalaria imperial, prestando serviço na Gália, motivo pelo qual é também considerado padroeiro dos soldados.
Nessa época aconteceu o famoso episódio pelo qual os artistas recordam o soldado Martinho, quem, em uma viagem, rasgou com sua espada sua capa militar para oferecê-la a um mendigo que sofria pelo frio.
Após deixar o exército em 356, retirou-se a Ligugé, na região de Poitiers, onde, com um grupo de discípulos, fundou um mosteiro, que depois se tornaria famoso em toda a Gália. Eleito bispo de Tours em 371, difundiu o cristianismo em toda a Gália ocidental.
Martinho foi um dos santos mais populares da Europa ocidental. Milhares de paróquias e povoados adotaram seu nome. Na França, há pelo menos 4 mil igrejas dedicadas ao santo.
«Que seja para vós, queridos enfermos, alento para confiar no Senhor, que nunca abandona seus filhos no momento da prova», acrescentou.
Por último, dirigindo-se aos recém-casados, desejou que o santo seja «estímulo para respeitar e servir com valentia a vida humana, que é um dom de Deus».
Fonte: www.zenit.org