10.11.2008 - O responsável pela Comissão Pastoral de Leigos da Arquidiocese de Manágua, Dom Bismarck Carballo, informou que a Igreja local impulsionará uma nova catequese para que graças ao encontro pessoal dos fiéis com Cristo, os leigos se convertam em testemunhas de Jesus na vida diária do país.
“Nós queremos pregar o que dizem as Sagradas Escrituras e o que implica a conversão do coração. Eu sinto que é um caminho que vai dar seu fruto (...) A conversão levará aos cristãos leigos a ser testemunhas de Jesus nas tarefas da política, do social, do trabalho, das artes e das comunicações sociais”, assinalou em declarações à Imprensa.
O bispo informou que, seguindo os esboços de Aparecida, todas as paróquias entrarão “em um processo de missão permanente” que tem por objetivo “coonduzir ao encontro pessoal com Jesus Cristo”. “A preocupação primitiva nestes momentos é a evangelização para obter a conversão fruto da conversão pessoal com o Senhor”, explicou.
Dom Carballo se referiu à importância do leigo na vida da Igreja e indicou que se trabalhará para que cada um deles tenha “uma presença desde sua própria identidade” e ilumine todos os setores da vida com seu exemplo e conversão.
“Para obter isso é importante o encontro pessoal com o Jesus Cristo e isso é parte do processo atual, tratar de que os leigos possam ter essa experiência pessoal com Cristo, o qual implica reconhecer que até agora houve o fenômeno da caricatura de Cristo”, assinalou.
Nesse sentido, informou que de 10 a 12 de novembro se realizará uma Assembléia Pastoral para trabalhar como se levará a cabo a formação permanente dos leigos.
Fonte: ACI