28.10.2008 - As Igrejas católica e evangélica da Alemanha protestaram nesta terça-feira, através de um comunicado conjunto, contra a concessão de patentes de células-tronco embrionárias, possibilidade sobre a qual Escritório Europeu de Patentes deve se pronunciar em breve.
Através do texto citado, as duas instituições religiosas mais importantes do país expressaram sua radical oposição a esta possibilidade e denunciaram que esta poderia deixar a porta aberta ao monopólio para a comercialização e uso científico da vida humana.
"O corpo humano e seus elementos não devem ser comercializados", declarou o diretor da Conferência Episcopal Alemã, o prelado Karl Jüsten, que acrescentou que "não se pode dispor da vida humana e a patentear em seu início desprotegido".
A concessão de patentes estabeleceria precedentes em futuros processos e repercutiria em toda a indústria e pesquisa na Europa, afirmam as Igrejas no comunicado.
O Acordo de Patentes da União Européia proíbe conceder patentes para o uso de embriões humanos com finalidades industriais ou comerciais.
A solicitação das patentes procede, segundo indicam as Igrejas no documento, da Wisconsin Alumni Research Foundation (Warf), sustentada pelo pesquisador americano James Thomson, pioneiro dos estudos com células-tronco.
Fonte: Terra notícias
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Papa pede que pesquisa com células-tronco não contrarie dignidade humana
27.06.2007 - O Papa disse hoje que a Igreja não se opõe à pesquisa científica com células-tronco, mas lembrou que sua posição "é clara: sim à pesquisa sempre que não for feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intocável em todos os estados de sua existência".
Bento XVI fez estas afirmações diante de cerca de 15 mil pessoas que assistiram à audiência pública das quartas-feiras, que, devido ao forte calor em Roma, unido ao alto nível de umidade e ao fato de que o Papa tem mais de 80 anos, foi realizada em dois locais diferentes, a Basílica de São Pedro e a Sala Paulo VI do Vaticano.
Ao saudar aos participantes de um congresso internacional sobre células-tronco adultas, organizado pela Universidade La Sapienza de Roma, o Pontífice lembrou que a posição da Igreja neste campo, "apoiada pela razão e pela ciência, é clara".
"A pesquisa científica deve ser estimulada e promovida sempre que não for feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intocável em todos os estados de sua existência, desde o momento da concepção até a morte natural", afirmou.
Diante de cerca de oito mil fiéis que lotaram a Sala Paulo VI, o Papa dedicou a catequese de hoje a São Cirilo de Jerusalém, outro dos pais da Igreja antiga, nascido por volta do ano 315 na cidade santa.
Fonte: Terra notícias