23.10.2008 - RECIFE - A Igreja Católica, em Pernambuco, testemunhou mais um conflito entre o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, e um sacerdote.
O padre João Carlos de Santana, do bairro Água Fria, em Recife, é acusado pelo arcebispo de ter mantido relacionamento amoroso com uma freqüentadora da igreja. Por conta disso, ele foi afastado.
Segundo a Arquidiocese, o sacerdote estava proibido de celebrar missa e outras liturgias desde janeiro desse ano. Ele foi aconselhado a deixar a paróquia.
Como não seguiu a orientação, ele foi surpreendido, na terça-feira, com execução de mandado de reintegração de posse e teve que deixar a igreja.
Católicos fizeram protesto, pedindo permanência do padre. Ele disse que não tem mais condições de continuar exercendo seu ofício:
- Não dá para trabalhar desmoralizado e sofrendo campanha difamatória - reclamou.
Desde que assumiu a arquidiocese, o arcebispo já exonerou cerca 20 padres.
Fonte: O Globo Online
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Acredite se quiser: Padre confessa ser pai de menino durante missa na Itália
26.08.2007 - O sacerdote italiano Sante Sguotti, pároco de Monterosso, pequena cidade próxima a Pádua, no norte da Itália, decidiu tirar o peso da consciência e confessou ser pai de um menino de nove meses durante o sermão de uma missa.
"O fruto da própria fecundidade é algo que deve trazer alegria", afirmou Sguotti, acrescentando que "talvez tenham razão aqueles que dizem que os padres são todos falsos". "Eu me sinto falso, porque não é fácil percorrer sozinho a estrada em busca da verdade. Às vezes, é preciso encontrar alguém para caminhar junto", continuou.
Confrontando a regra do celibato, o sacerdote italiano de 41 anos abriu, com estas exatas palavras, a homilia durante uma missa na igreja de San Bartolomeo, em Monterosso, pequena comunidade de 800 habitantes na região do Vêneto.
O bispo de Pádua, Antonio Mattiazzo, depois da difusão das histórias sobre o padre Sante, que já eram discutidas há tempos na comunidade, convidou Sguotti a se demitir e a não celebrar mais a missa.
O sacerdote se apresentou normalmente nesta sexta-feira ao altar, mas optou por uma Liturgia da Palavra, sem portanto celebrar o rito da Comunhão.
Antes da celebração, Sante Sguotti explicou aos mais de 200 fiéis que lotavam a pequena igreja que "não poderia ser uma missa normal", e por isto não seria celebrado o rito da Eucaristia.
A maioria dos habitantes da cidade defende o sacerdote, que possui uma fama de padre "incômodo" que acredita na batalha contra o celibato dos religiosos, e está disposta a perdoá-lo pelo relacionamento do qual nasceu uma criança há nove meses.
O caso é complicado e embaraçoso, tanto que foram recolhidas assinaturas em defesa do padre. Alguns jovens na cidade chegam a vestir camisetas com a frase estampada "Dom Sante é meu padre".
Toda esta agitação obrigou o bispo de Pádua a enviar um comunicado aos fiéis da paróquia de Monterrosso explicando os motivos da transferência e da retirada do padre do cargo de pároco, ocorrida por "avaliação pastoral do bispo", independente do número de assinaturas recolhidas a favor ou contra.
Fonte: Estadão / ADIBERJ
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Padre argentino anuncia a fiéis, em missa, estar apaixonado.
29.06.2006 - O padre argentino Delfor Brizuela surpreendeu seus fiéis da cidade de Chamical, na província andina de La Rioja, ao anunciar durante a missa do último fim de semana que está apaixonado por uma mulher e que se afastará de suas funções até "decidir o que fazer".
O anúncio do padre Brizuela, muito popular em La Rioja por seu trabalho pastoral, ocorreu durante a missa de domingo e deixou seus fiéis consternados. O padre não revelou o nome da mulher amada.
"Estou muito feliz por ser sacerdote, mas agora entrou uma pessoa em meu coração pela qual tenho um sentimento e a quero muito. Como isso não pode ocorrer na Igreja Católica, tenho que tomar uma decisão. Quero me afastar de minhas funções paroquiais para decidir o que fazer. Estou passando por turbulências e tenho que ser leal com as pessoas", disse o religioso, de 46 anos.
A igreja argentina, que já havia sido informada pelo padre sobre sua relação sentimental, não divulgou nenhum comunicado sobre o fato.
Fonte: Elnet