Ateus fazem propaganda em onibus, com slogan: Provavelmente, Deus não existe


22.10.2008 - Alguns ônibus de Londres poderão levar, a partir de janeiro, pôsteres com um slogan pouco comum: "Provavelmente, Deus não existe".

A campanha ateísta é da British Humanist Association (BHA, na sigla em inglês) e tem o apoio do acadêmico britânico Richard Dawkins, autor do livro Deus, um delírio e conhecido pelos seus documentários questionando o papel das religiões.

O objetivo da BHA com a campanha é "promover o ateísmo na Grã-Bretanha, encorajar mais ateístas a assumirem publicamente a sua posição e elevar o astral das pessoas a caminho do trabalho".

Com o dinheiro levantado em doações, o grupo quer colocar pôsteres em dois grupos de 30 ônibus por quatro semanas.

O slogan completo diz: "There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life" ("Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida", em tradução livre).

"Nós vemos tantos pôsteres divulgando a salvação através de Jesus ou nos ameaçando com condenação eterna, que eu tenho certeza que essa campanha será vista como um sopro de ar fresco", disse Hanne Stinson, presidente da BHA.

"Se fizer com que as pessoas sorriam, além de pensar, melhor", concluiu.

Como os organizadores conseguiram arrecadar mais do que planejavam, eles pretendem colocar os pôsteres também do lado de dentro dos ônibus.

A BHA também estuda a possibilidade de estender a campanha para outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester, na Inglaterra, e Edimburgo, na Escócia.

"A religião está acostumada a usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral nas crianças", disse Dawkins.

"Mesmo nos ônibus, ninguém pensa duas vezes quando vê um slogan religioso. Esta campanha fará com que as pessoas pensem - e pensar é um anátema perante a religião", completou.

Mas Stephen Green, da organização Christian Voice (Voz Cristã, em uma tradução livre), disse que "ficará surpreso se uma campanha como essa não atrair pichação".

"As pessoas não gostam de receber sermão. Às vezes, é bom para elas, mas, ainda assim, elas não gostam", afirmou.

No entanto, a Igreja Metodista agradeceu Dawkins por incentivar um "interesse constante em Deus".

"Esta campanha será uma coisa boa se fizer com que as pessoas pensem nas questões mais profundas na vida", disse Jenny Ellis, reverenda metodista.

"O Cristianismo é para pessoas que não têm medo de pensar sobre a vida e seu significado", completou a religiosa.

Fonte: G1

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

São os ateus mais inteligentes do que os que acreditam? Responde um Bispo argentino

16.07.2008 - BUENOS AIRES .- Durante uma homilia sobre o valor da fé Dom Luis Stöckel, Bispo de Quilmes, Argentina, comentou uma recente noticia que anunciava uma suposta "investigação" que comprovaria que os ateus são mais inteligentes do que as pessoas que acreditam em Deus.

Na homilia, o Prelado assinalou que "se fosse certo, pergunta-a seria: A que se atribui a falta de fé nos que são considerados inteligentes?"
"A resposta que dá Jesus é que o Pai ocultou estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelou às crianças, aos meninos, aos pequenos"; disse Dom Stöckel. "Quer dizer, a inteligência do homem por si própria é incapaz de entrar no mistério de Deus".
O Bispo de Quilmes lembrou ao cientista e filósofo Blas Pascal, quem "depois de longos anos de busca intelectual, uma noite foi surpreso por uma experiência mística, que ele anotou em um pergaminho que após levava sempre consigo, costurado dentro de seu paletó. Começa este memorial com a data e hora precisas".

O Prelado citou o escrito pelo Pascal: "Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó, não dos filósofos e dos sábios. Certeza. Certeza. Sentimento. Alegria, Paz. Deus de Jesus Cristo. Seu Deus será meu Deus".
"Certamente –comentou Dom Stöckel–, Não é o Deus dos filósofos e dos sábios. A fé filosófica pode nos levar a convicção da existência de Deus... mas somente a fé em sua palavra nos dá acesso à profundidade de seu mistério".
"Frente a esta manifestação, cada um deve dar sua resposta: se o considerar um delirante ou se acreditar no Deus feito homem. Nós, depois de dois mil anos que existe a Igreja, contamos com uma infinidade de provas de que 'a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens, e de que a debilidade de Deus é mais forte que a fortaleza da homens'(1 CO 1,25)", concluiu o Prelado.

Fonte: ACI
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne