Site israelense coloca suástica nazista sobre foto do Papa


20.10.2008 - Um site israelense mantido por simpatizantes do partido governista Kadima publicou nesta segunda-feira uma fotomontagem em que o papa Bento 16 aparece usando um emblema nazista.

A imagem já foi substituída por uma foto em que Bento 16, sorridente, aparece acima de uma multidão na praça de São Pedro, no Vaticano. O site Yalla Kadima disse que a troca foi feita a pedido da chanceler Tzipi Livni, indicada para ser a futura primeira-ministra do país.

"Tzipi Livni condena isso fortemente, e estamos trabalhando para remover esta foto vergonhosa. Nós nos opomos a isso fortemente. Isso não representa o Kadima", disse o porta-voz Amir Goldstein, logo antes da troca da imagem.

Muitos judeus estão indignados por causa da recente defesa que o papa alemão fez de seu antecessor Pio 12, acusado de fazer vista grossa às atrocidades nazistas durante o seu pontificado (1939-58).

O Yalla Kadima se apresenta como um portal para "ativistas e apoiadores" do partido Kadima. A fotomontagem de Bento 16 com a suástica havia sido publicada junto com um artigo sobre o polêmico processo de beatificação do papa.

No sábado, o Vaticano pedira a católicos e judeus que deixem de criar "pressão" por causa desse assunto.

Em 2007, a Congregação da Causa dos Santos aprovou as "virtudes heróicas" de Pio 12, o que permite sua beatificação. Mas o papa ainda não sancionou um decreto canônico nesse sentido.

Apesar disso, Bento 16 diz repetidamente que Pio 12 trabalhou "secreta e silenciosamente" durante a 2a Guerra Mundial para "evitar o pior e salvar o maior número possível de judeus."

Na segunda-feira, o presidente de Israel, Shimon Peres, disse que "se o ex-papa Pio 12 ajudou os judeus, isso pode ser provado, mas se não, também deveria ser provado."

"Conheço o atual papa e estou convencido de que ele se aprofundará no assunto e que todos podemos conviver com os fatos e com quaisquer conclusões que sejam tiradas", disse Peres a jornalistas.

Fonte: Terra notícias

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Israel e Palestina: cristãos sofrem no berço de Jesus

21.12.2007 - O cristianismo é uma realidade cada vez mais residual no território em que Jesus nasceu e viveu. Hoje os cristãos representam pouco mais de 1% da população israelita e palestina, sem grande peso político ou econômico, mas asseguram que a sua presença ali nunca irá desaparecer.

De acordo com o pároco Pierbattista Pizzaballa, responsável máximo da Custódia da Terra Santa - 60% dos cerca de 170 mil cristãos da região vivem em Israel e 99% têm origem árabe-palestina.

A discriminação é dupla, seja pela origem étnica, seja pelo fato de, embora árabes, não professarem o islã, o que leva a uma forte emigração dos cristãos, em especial nas zonas controladas pela Autoridade Palestina.

O drama é particularmente sentido em Belém, local onde a tradição cristã situa o nascimento de Jesus. O conflito entre facções palestinas tem um forte impacto na vida econômica e social, à beira do colapso, apesar do aumento dos números do turismo religioso em 2007.

A construção, por parte de Israel, do muro de segurança na Cisjordânia, com os seus numerosos checkpoints, complicou ainda mais a vida da população que trabalha em Jerusalém e dificulta o acesso ao local por parte dos turistas, principal fonte de receitas de muitas famílias de Belém.

Restrição de acesso em Jerusalém e Belém

A restrição do acesso aos lugares santos de Jerusalém e a Belém pode ainda agravar as divisões religiosas na área, que tem uma importância decisiva para cristãos, muçulmanos e judeus.

As Igreja encontra problemas, por outro lado, na obtenção de vistos para religiosos oriundos de países árabes.

“Somos poucos, somos pequenos, mas estamos aqui e permaneceremos”, afirma Pierbattista. Além de um papel social relevante, a presença cristã é importante no plano do diálogo com israelitas e palestinos.

Fonte: Portas Abertas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne