Bispo brasileiro: católicos passam às seitas porque não vêem Deus na Igreja


15.10.2008 - O Arcebispo de Belo Horizonte (Brasil), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinalou nesta segunda-feira durante o Sínodo de Bispos que as seitas seguem sendo um desafio, porque se um católico abandona a Igreja para entrar em uma seita é "porque não encontra a Deus nela".

Durante sua intervenção no Sínodo, o Prelado do Brasil, um dos países com o mais alto índice de abandono da Igreja, assinalou que "muitas vezes a gente simples que abandona nossa Igreja não o faz pelo que os grupos não católicos acreditam, senão fundamentalmente por como vivem essa pertença, não por motivações dogmáticas, senão pastorais, não por problemas teológicos, senão de método dentro de nossa Igreja".

O Arcebispo destacou que "muitos dos que passam às seitas não querem abandonar nossa Igreja, mas procuram sinceramente a Deus".

Dom Oliveira de Azevedo destacou que por este motivo, "as seitas seguem sendo um enorme desafio para a Igreja católica e para as confrontar é necessária uma estreita conexão entre o ministério celebrado e o ministério testemunhado, entre a palavra proclamada e escutada e o testemunho pessoal".

O Arcebispo sublinhou que as pessoas que enchem as seitas na América Latina provêm do catolicismo e fez insistência em que "basta que passem a essas seitas, para que mudem o modo de comportar-se", pois "assumem um digno comportamento moral, deixando de lado tudo o que parece indigno na nova vida de crentes. A Palavra que escutam é formativa para sua vida, alimenta seus espíritos e testemunham os valores religiosos que agora interiorizan".
Dom Oliveria de Azevedo assinalou que é necessário perguntar-se o que encontram estes fiéis nas seitas, "este é um ponto que se deverá refletir", concluiu.

Fonte: ACI

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Católicos que não sabem dar razão de sua fé são presa fácil de seitas, adverte Pe. Loring

03.06.2008 - CARACAS - O Padre Jorge Loring, quem conduz um programa no canal católico EWTN, assegurou que muitos fiéis não sabem dar razões de sua fé e por isso "vem uma testemunha de Jehová e lhe faz a cabeça com quatro mentiras e calúnias, e os leva".

Muitos católicos o "são por osmose, por clima, por ambiente, mas não sabem defender a fé" nem dar "razões para ser católicos" e por isso correm o risco de deixar-se enganar por algum não católico, assinalou o presbítero, em sua recente visita a Valência (Venezuela) convidado pelo Arcebispo desta cidade, Dom Reinaldo del Prette Lissot.

"Por isso é muito importante ter raízes na fé, ter uma fé firme para que agüente os vendavais dos anti-católicos", adicionou.

Do mesmo modo, o presbítero indicou que "o relativismo moral é um câncer ideológico do nosso tempo" pois a "gente se deixa enganar pelos meios de comunicação porque tudo vale".

Na "TV sai um debate, uns dizem uma coisa e outros outra. Quem tem a verdade? Não fica clara a verdade, cada qual tem a sua verdade, mas não tudo é verdade", existem coisas que são verdade e outras que são mentiras", destacou.

Depois de afirmar que conhecia a difícil situação política e social que vive a Venezuela, o Pe. Loring exortou aos venezuelanos a rezar ao Senhor para que "este povo não sofra os ataques dos inimigos da religião".

"Que o Senhor abençoe o povo venezuelano, o defendendo contra os inimigos da Igreja Católica", concluiu.

O Pe. Loring é autor do livro "Para te salvar", que tem vendido mais de um milhão de exemplares na Espanha.

Fonte: ACI


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne