12.10.2008 - Procissão é homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Antes da procissão, foi realizada uma missa.
A procissão do Círio de Nazaré atrai uma multidão em Belém neste domingo (12). A festa é uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.
Segundo o comandante do policiamento do Círio de Nazaré, coronel Raimundo Silva, a Polícia Militar calcula que cerca de dois milhões de fiéis estejam participando da festa, número que a coordenação do evento havia estimado atingir.
Silva informou ao G1 que até o momento não foram registrados incidentes graves durante a procissão. Muitas ocorrências, segundo ele, são de desmaios devido ao calor e de crianças perdidas.
Às 5h, os devotos já estavam reunidos em frente a Catedral Metropolitana, no centro histórico da cidade. Antes da romaria, houve uma missa. A celebração foi encerrada às 6h30 e, logo depois, a procissão teve início. A berlinda, o carro que leva a imagem na procissão, é escoltada pela Guarda de Nazaré, formada por fiéis voluntários.
História
A celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece desde 1793, em Belém. Os mais tradicionalistas consideram a data um momento único de renovação do espírito e das tradições religiosas do povo católico brasileiro.
Durante a atividade, cerca de seis milhões de paraenses atuam na organização do evento, considerado a maior manifestação religiosa da América Latina.
Segundo informações da diretoria do Círio de Nazaré, o primeiro traslado para Ananindeua aconteceu na 4ª Romaria Rodoviária, em 1992. Antes, a saída da berlinda acontecia no Monumento da Cabanagem e Terminal de Carga.
Em carro aberto só foi realizado em 1997, no momento em que foi utilizado o cibório (abóbada sustentada por quatro colunas lisas e retorcidas) da Romaria das Crianças. Em 1999 o cibório foi substituído por uma réplica da berlinda.
Fonte: G1