12.10.2008 - Intervenção do Presidente do CELAM no Sínodo sobre a Palavra
CIDADE DO VATICANO.- O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, revelou que a «formação presbiteral nos tempos atuais deve por a Palavra de Deus no lugar central», ao se dirigir na última sexta-feira, 10 de outubro, aos bispos e cardeais reunidos na Assembléia do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, que tem por tema central a Palavra de Deus.
O também presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) revelou que no contexto atual da Igreja na América Latina e no Caribe «é necessário e urgente que o projeto formativo e o currículo dos seminários, além de destacar a formação acadêmica na Sagrada Escritura, ponha um maior cuidado na capacitação dos formandos em uma espiritualidade bíblica sólida», dando especial relevância à Lectio Divina.
Dom Damasceno recordou que o desafio é conseguir com que os futuros presbíteros, desde o início, aprendam a «confrontar suas vidas no espelho da Palavra de Deus» e conheçam a Deus na fonte viva de sua Palavra.
Para que isto aconteça, o prelado explica que é necessário que os seminaristas aprendam a estar em «permanente e profundo contato com a Palavra de Deus», não só por motivos acadêmicos ou pastorais, mas como «um elemento constitutivo vertebral» que molde seu projeto de vida durante a formação inicial e também quando já for presbítero.
O atual presidente do CELAM insistiu que o presbítero não deve ter somente um alto nível de estudo bíblico, mas seu desempenho será «em meio à comunidade eclesial», fazendo com que seja necessária uma «esmerada preparação para realizar uma adequada ‘animação bíblica da pastoral’», sem perder de vista que o serviço da Palavra requer «ministros pedagogos na fé», que saibam colocar como «princípio» de toda atividade da Igreja a semente «vivente e vivificante da Santa Palavra».
Concluindo, o arcebispo brasileiro afirma, recordando o Documento de Aparecida, que é necessário que os futuros padres aprendam a nutrir-se a cada dia «com o Pão da Palavra» e a encontrar Cristo na Sagrada Escritura. Só assim poderão ter uma sólida espiritualidade e serão capazes de fazer com que a Palavra de Deus seja «realmente a ‘alma da evangelização e do anúncio de Jesus a todos».
Fonte: www.zenit.org