Papa Bento XVI lamenta falta de interesse pela Bíblia


06.10.2008 - O papa Bento XVI iniciou, neste domingo, um sínodo de mais de 200 cardeais e bispos de todo o mundo para examinar o que considera uma falta de interesse pela Bíblia nos tempos atuais.

Bento XVI lamentou o que chamou de influência danosa e destrutiva de algumas formas de cultura moderna.

Essas manifestações de cultura moderna, na opinião do papa, decidiram que Deus está morto e que o homem é o único arquiteto de seu destino e mestre de toda criação.

O sínodo é realizado a cada três anos. O encontro de três semanas deste ano foi iniciado com uma missa celebrada pelo papa na Basília de São Paulo Fora dos Muros.

França

A crescente indiferença à religião, principalmente na Europa, tem preocupado o papa.

Ele visitou a França no mês passado e estava claramente se referindo ao país quando disse, em seu sermão, que nações antes ricas na fé cristã e em vocações para o sacerdócio agora parecem estar perdendo sua identidade cristã.

Para marcar o início do sínodo, a TV estatal italiana estará transmitindo uma leitura ininterrupta da Bíblia nos próximos seis dias e noites.

O próprio papa iniciou a leitura neste domingo pelo livro do Gênesis.

Depois dele, centenas de outros irão ler um trecho da Escritura, incluindo políticos italianos, celebridades do mundo do entretenimento e do esporte, como o jogador brasileiro Kaká, e italianos comuns.

Fonte: BBC Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Relativismo moral e indiferença religiosa desafiam a Igreja

02.07.2007 - O relativismo moral e a indiferença religiosa são dois grandes desafios que hoje se colocam à Igreja. O alerta foi lançado por Bento XVI no passado sábado, ao receber no Vaticano os Bispos de Puerto Rico.

Os Bispos expressaram ao Papa "preocupação pelos desafios e as dificuldades" deste momento histórico. Bento XVI partilhou as inquietações dos prelados pelas transformações que ocorrem no âmbito social, econômico e também religioso, as quais favorecem a indiferença religiosa e o relativismo moral, atingindo as estruturas da própria sociedade.

Aos prelados, ficou o pedido de "preservar e aumentar o dom da unidade na Igreja, para enfrentar as transformações sociais, culturais e religiosas pelas quais está a passar Puerto Rico". Do encontro saiu um pedido para "proclamar com vigor, a fé católica, para uma melhor formação dos fiéis" e para testemunhar "uma autêntica espiritualidade de comunhão", que se manifesta "na mútua colaboração e na vida fraterna".

Retomando uma preocupação manifestada por diversas vezes nas últimas semanas, o Papa lembrou que as famílias estão em risco, "assediadas pelas insídias do mundo moderno, como o materialismo imperante, a busca do prazer imediato, a falta de estabilidade e fidelidade do casal, influenciado continuamente pelos meios de comunicação social".

Fonte: Canção Nova News (Rádio Vaticano)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne