03.10.2008 - Um tremor de 4,2 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a província de Catamarca, no noroeste da Argentina, sem que tenham sido reportados danos ou vítimas, informaram hoje fontes oficiais.
O epicentro foi localizado nas proximidades da cidade de San Fernando del Valle de Catamarca, capital da província, a 1.100 quilômetros de Buenos Aires, indicou o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica.
A Intensidade do sismo na escala de Mercalli Modificada alcançou o grau três a quatro, acrescentou o organismo.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Terremoto de 5,5 graus na escala Richter abala três províncias argentinas
31.12.2006 - Um abalo de 5,5 graus de magnitude na escala de Ritcher atingiu hoje as províncias argentinas de Neuquén, Mendoza e Rio Negro, embora não tenham sido registradas vítimas, segundo informou o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres.
O tremor foi sentido na região da cordilheira, apesar do epicentro ter sido na localidade de Caviahue, em Neuquén, perto da fronteira com o Chile.
Segundo indicaram fontes do Inpres, o terremoto movimentou móveis e provocou vibrações nos edifícios, por isso muitas pessoas abandonaram suas casas e alguns hotéis foram evacuados.
O movimento sísmico, que provocou momentos de tensão e temor entre os habitantes e turistas na região, alcançou o grau quatro na escala de Mercalli Modificada.
Fonte: Terra notícias
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Terremoto de 6 graus na Argentina não deixa feridos
22.09.2006 - Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter sacudiu a província argentina de Santiago de Estero, no norte do país, sem causar vítimas nem danos materiais, informaram hoje fontes oficiais.
O Instituto Nacional de Prevenção Sísmica informou que o terremoto ocorreu às 23h32 desta quinta-feira (mesmo horário em Brasília) e seu epicentro foi registrado 170 quilômetros ao noroeste da capital de Santiago de Estero.
O relatório oficial destaca que depois do tremor, a uma profundidade de 577 quilômetros, "não foram registrados danos nem vítimas".
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)