Para nos tornarmos membros da família de Jesus Cristo e da sua Igreja, é preciso que ouçamos a Palavra de Deus e a coloquemos em prática


03.10.2008 - Cidade do Vaticano - Foi apresentada na manhã desta sexta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá início neste domingo, no Vaticano, e se concluirá no próximo dia 26, sobre o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". A apresentação esteve a cargo do secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović.

"Para nos tornarmos membros da família de Jesus Cristo e da sua Igreja, é preciso que ouçamos a Palavra de Deus e a coloquemos em prática" _ disse Dom Eterović.

A assembléia sinodal que se inaugura neste domingo, no Vaticano, é o "Sínodo das novidades". De fato, muitos são os eventos que acontecerão pela primeira vez, no curso de seu desenvolvimento; a começar da celebração eucarística inaugural, que não será _ como habitualmente _ na Basílica de São Pedro, mas sim na basílica papal de São Paulo "Fora dos Muros", devido à celebração, este ano, do Jubileu Paulino.

Além disso, teremos a presença de representantes de outras religiões, como o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e do Rabino-chefe de Haifa, Cohen. Além disso, haverá uma série de novidades metodológicas no desenvolvimento dos trabalhos sinodais como, por exemplo, a apresentação de relatórios continentais, o que permitirá _ como sublinhou Dom Nikola Eterović _ "ter informações mais precisas sobre a realidade das Igrejas particulares em cada continente".

Todos os dias, das 18h às 19h, será feita uma hora de "discussão livre" entre os padres sinodais, que servirá _ explicou o secretário-geral do Sínodo _ "a tornar mais participativa a assembléia sinodal, e também a favorecer o principal objetivo do Sínodo, que é o de criar um consenso sobre os temas de maior interesse".

No total, estarão presentes 253 padres sinodais. O grupo mais numeroso provém da Ásia: 90. E o menor, da Oceania: apenas 9 padres sinodais. Além disso, a assembléia contará com a presença de 41 especialistas e 37 auditores, entre os quais várias mulheres.

Quanto aos bispos chineses, estarão presentes apenas os de Hong Kong e Macau, mas ausentes os da China continental, como explicou o diretor-geral da Rádio Vaticano, Pe. Federico Lombardi, afirmando que "não foi alcançado um acordo com as autoridades chinesas, para a participação de outros bispos".

Quatro serão as celebrações eucarísticas presididas pelo papa: além da inaugural _ no domingo, dia 5 _ Bento XVI presidirá a santa missa no dia 9, por ocasião dos 50 anos da morte de Pio XII; no dia 12, quando canonizará quatro bem-aventurados que se distinguiram na escuta da Palavra de Deus; e no dia 19, no santuário mariano de Pompéia, quando confiará à Virgem Santíssima, as conclusões da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

A presença do Santo Padre está prevista também para o dia 16 de outubro quando _ por ocasião do 30º aniversário da eleição de Papa Wojtyla _ será exibido um filme em sua memória.

Enfim, alguns padres sinodais _ entre os quais o próprio Dom Nikola Eterović _ lerão alguns trechos da Bíblia, no âmbito do projeto de iniciativa da RAI (Rádio e Televisão Italiana), "A Bíblia dia e noite", que se realizará de 5 a 11 de outubro. (AF)

Fonte: Rádio Vaticano


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne