O padre Faustino Gazziero, 69 anos, estava indo do altar para a sacristia quando foi abordado por Rodrigo Orias, de 25 anos, que o atacou com uma faca.
Segundo testemunhas, o autor do crime teria gritado o nome de satanás ao realizar o ataque. Depois, ele tentou se matar com a mesma faca que usou no assassinato.
Em uma missa em memória de Gazziero neste domingo, o cardeal arcebispo de Santiago, Francisco Javier Errárzuriz qualificou o assassinato de brutal. O príncipe das trevas, satã, continua sua luta contra a luz como se tivesse se esquecido que já foi derrotado por Jesus Cristo, disse.
Rodrigo Orias, que sofreu diversos cortes, inclusive no pescoço, foi levado a um hospital da cidade.
Segundo a edição online do jornal chileno La Tercera, ele não corre mais risco de morrer.
Há informações de que ele tinha tatuagens com temas satânicos e, segundo a agência de notícias EFE, a polícia encontrou em um quarto que ele alugava uma cruz invertida e lençóis negros.
Também há relatos de que, depois de atacar o sacerdote, Orias esfregou o sangue do padre em seu rosto antes de se cortar.
O La Tercera diz que Orias foi detido dois anos atrás depois de profanar um templo católico e viveu no passado em uma cidade em que Gazziero também havia vivido.
Fonte: Uol (BBC)