16.09.2008 - Nova Delhi - A violência contra os cristãos em Orissa está se estendendo para outros Estados da Federação indiana. O alarme chega agora do Estado de Karnataka, no Sudoeste do país, onde domingo, dia 14 de setembro, ativistas radicais hindus ligados à rede de ''Bajrang Dal'' atacaram 15 edifícios, entre os quais igrejas, lugares de culto e instituições cristãs, muitas deles pertencentes à Igreja católica. A agência vaticana Fides publica a tomada de posição da Conferência episcopal indiana a qual afirma que a violência deve ser condenada de modo unânime e que é necessário fazer de tudo para que acabe.
O cardeal Varkey Vithayathil, Presidente da Conferência episcopal, condenou duramente os novos episódios de violência afirmando: “Os ataques contra os cristãos são manifestações de uma crescente intolerância de alguns setores da sociedade que continuam a desafiar os direitos constitucionais garantidos aos cidadãos desta nação. Pedimos a eles que desistam de tais provocações contra as minorias religiosas na Índia e utilizem o caminho do diálogo e do respeito pelos outros para o confronto sobre toda questão de natureza política, social ou religiosa”.
Os bispos reafirmaram ainda a sua posição contra toda forma de violência que mina a convivência civil, apelando a todos os cidadãos da Índia: “Como nação não podemos permitir sermos sugados pelo redemoinho dos instintos primitivos de conflito e destruição. A comunidade cristã vive na Índia de modo pacífico, também neste momento, em que é submetida a provocações e violências”.
“Este comportamento – afirma ainda a Igreja indiana – não deve ser interpretado como fraqueza, mas como uma opção preferencial baseada nos princípios do viver civil. A comunidade cristã continua com os seus serviços em todos os setores da sociedade indiana, sem alguma discriminação. Entretanto acusações infundadas de conversões fraudulentas são feitas por aqueles que desejam a polarização social com base no credo religioso”.
Nós, como cidadãos responsáveis, não sucumbiremos a esta estratégia da divisão, mas continuaremos a trabalhar, no espírito de Cristo, nosso mestre, pela unidade, a integridade e o progresso da nação”.
Os bispos condenaram também os recentes atentados terroristas perpetrados em alguns mercados e ruas de Nova Delhi, que provocaram a morte de pelo menos 20 pessoas e ferimentos em mais de 100. Os atentados foram reivindicados pelo grupo militar dos ''Mujaheddin Indianos''.
A Igreja expressou solidariedade às vítimas e seus pêsames às famílias dos que morreram, afirmando que “tais gestos covardes não têm nenhum respeito pela vida humana e pela sua sacralidade”. “Devemos derrotar todo nefasto desenho de tais elementos nocivos à sociedade”, lançando um apelo pela harmonia e a paz no país. Assegurando a oração dos cristãos pelas vítimas e por suas família, os bispos acrescentaram uma especial intenção de oração pela paz e a reconciliação social no país. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
ÍNDIA: Mais de 190 casos de perseguição hindu contra cristãos
29.12.2007 - Em menos de um ano aconteceram mais de 190 ataques violentos contra cristãos na Índia. Nesses ataques estão incluídos homicídios, assaltos armados, linchamentos e abusos sexuais. A União Católica para Toda a Índia (AICU, sigla em inglês), divulgou um documento de alerta no dia 17 de novembro.
O presidente da AICU, John Dayal, reforçou que dados foram coletados com vários grupos cristãos por toda a parte no país, e ainda nesses casos não foram contabilizados os ataques por outras razões que não a fé.
Portanto, diz Dayal, "os casos que foram apresentados e certificados caem na categoria de perseguição". "Nós não levamos em consideração a situação da marginalização social de nossos muitos irmãos na fé em vários Estados indianos, porque seria impossível contá-los".
Sajan K. George, presidente nacional do Conselho Global de Cristãos Indianos (GCIC, sigla em inglês), com sede em Bangalore, disse ao "AsiaNews": "GCIC registrou 464 casos de atrocidades contra cristãos por toda a Índia por mais de 20 meses e Karnataka tem o pior índice nesse período com 87 casos, seguido por Madhya Pradesh com 30 casos".
Sob a luz destes detalhes, ele acrescenta que "enviou um memorando ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e também à Comissão Estadual dos Direitos Humanos (SHRC, sigla em inglês), pedindo a abertura de inquéritos independentes nos incidentes.
Depois que o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP) se integrou à coalizão – e agora eles estão no poder – tem existido um clima de impunidade por qualquer ato de violência cometida contra não hindus.
"Muitos desses ataques ocorreram dentro de lares e igrejas cristãs, enquanto as pessoas adoravam reservadamente", conclui Sajan.
Ele diz ainda que "geralmente a administração e a polícia se recusam tanto a tratar o caso quanto a tratar o problema com seriedade. Infelizmente no nosso 60º aniversário da independência da Índia, o governo ainda tem feito muito pouco para colocar esses crimes sob controle".
Fonte: Portas Abertas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Hindus queimam mais 11 igrejas no leste da Índia
27.12.2007 - NOVA DÉLHI - Grupos de supostos fundamentalistas hindus saquearam e queimaram 11 igrejas na região de Orissa, no leste da Índia, nesta quinta-feira, 27. O incidente aconteceu no mesmo local em que, na terça-feira, foram registrados outros enfrentamentos.
As igrejas queimadas são pertencem ao distrito tribal de Phulbani. Na noite de terça, uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas em confrontos entre as duas comunidades. Segundo a agência indiana PTI, a polícia não forçou o cumprimento do toque de recolher no distrito.
Os confrontos começaram na terça-feira, durante uma manifestação convocada pelos radicais hindus do grupo Vishwa Hindu Parishad (VHP, Organização do Mundo Hindu), em protesto contra um ataque sofrido pelo líder local Swami Laxamananda Saraswati. Um grupo de radicais queimou uma igreja do povoado de Baliguda, o que levou a vários choques entre fiéis das duas religiões.
Os cristãos são 2,3% da população indiana e estão concentrados no nordeste do país e nas áreas litorâneas do sul, mas também têm presença nas regiões tribais.
Fonte: Estadão
-------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações". (Mt 24,9)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)
"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição". (2Tm 3,12)