10.09.2008 - Um terremoto de 7,2 graus atingiu o Japão na noite desta quarta-feira, segundo a agência meteorológica do país. A AP informou que foi emitido alerta de tsunami.
O tremor atingiu a costa leste de Hokkaido. De acordo com as autoridades, não há relatos de feridos ou de danos materiais graves.
O forte tremor, registrado às 9h21 (21h21 de Brasília desta quarta-feira), fez as autoridades emitirem um alerta de tsunami para o litoral do Pacífico em Hokkaido, Iwate e Aomori.
O abalo sísmico, que durou cerca de 30 segundos, atingiu as localidades de Tokachi e Hidaka, informou a agência EFE.
Aproximadamente 10 minutos depois do terremoto, foram registrados tremores de menor intensidade em outras localidades de Hokkaido e na vizinha região de Tohoku (ilha de Honshu), disse agência meteorológica japonesa.
Aeroportos e estações de trem de Hokkaido foram vistoriadas pelas autoridades, na busca por possíveis danos, informou a agência de notícias local Kyodo.
A imprensa do país não noticiou danos maiores até agora, e a rede de televisão NHK destacou que não há registros de ondas grandes na costa.
Com agências internacionais
Redação Terra
----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)