10.09.2008 - Cidade do Vaticano – Bento XVI encontrou-se, esta manhã, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com fiéis e peregrinos, de várias partes do mundo, para a tradicional Audiência Geral de quarta-feira.
Na sua catequese de hoje, o Pontífice continuou suas reflexões sobre a figura do Apóstolo Paulo, cujo bimilenário de nascimento celebramos este ano. De fato, São Paulo é denominado o Apóstolo por excelência: um título que ele mesmo deu a si próprio, como podemos encontrar em suas Cartas.
Desta forma, o conceito de apostolado, adotado por São Paulo, vai além do grupo dos Doze. O encontro com Cristo é determinante para se tornar Apóstolo. O apostolado é um dom, não uma presunção. Depois, o apóstolo é um enviado, o portador de uma mensagem. Eis porque São Paulo se define como “Apóstolo de Jesus Cristo”.
Anunciar o Evangelho, portanto, frisou o Papa, se concretizou para Paulo de Tarso com a fundação de Igrejas. O apostolado não é um privilégio, mas uma tarefa que compromete toda uma existência.
Aqui, o Pontífice ressaltou que existe uma espécie de identificação entre o Evangelho e o evangelizador. Ambos têm o mesmo destino: a força dos fatos revela a identidade do apóstolo, como aconteceu com o Apóstolo dos Gentios.
Bento XVI concluiu sua catequese semanal afirmando que São Paulo dedicou toda a sua energia à missão apostólica, cumprindo seu ministério com fidelidade e alegria. Que este seu exemplo, exortou o Papa, sirva sempre de proveito e de estímulo para todos os cristãos.
Após a sua catequese semanal, o Papa cumprimentou os presentes em dez línguas. Eis a sua saudação que fez em nossa língua, acompanhada de sua Bênção Apostólica:
Caros amigos, saúdo cordialmente a quantos me escutam de língua portuguesa, em particular os portugueses da Paróquia de Matosinhos, e os brasileiros do Rio Grande do Sul e de Mauá em São Paulo. Sede bem-vindos! E que leveis desta visita a Roma a certeza que é apelo: Jesus Cristo morreu por nós, para a nossa salvação! Que vos iluminem os testemunhos de São Pedro e São Paulo e vos assista a graça de Deus, que imploro para vós e vossas famílias, com a Bênção Apostólica.
Antes de se despedir dos fiéis presentes na Sala Paulo VI, o Pontífice recordou que, depois de amanhã, vai fazer a sua Viagem Apostólica à França, por ocasião dos 150 anos das Aparições de Nossa Senhora em Lourdes.
Depois da Audiência Geral, Bento XVI deixou o Vaticano, de helicóptero, e regressou à Residência Apostólica de Castel Gandolfo, onde permanecerá até o final deste mês de setembro.
Na parte da tarde de hoje, o Santo Padre vai receber ainda em audiência particular, o Cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, Secretário do mesmo organismo Vaticano. (MT)
Fonte: Rádio Vaticano