27.08.2008 - Se existe uma situação da qual procuramos evitar a todo custo, é a humilhação.
Até Cristo tentou. No monte das oliveiras, ele suou sangue e pediu ao Pai que o livrasse daquele cálice amargo (Lucas 22-42), que era a sua flagelação, crucificão e morte. Porém Jesus pediu que se fizesse a vontade do Pai, e não a Dele.
E Cristo, Criador, foi humilhado pelas criaturas. Existe humilhação maior?
Maria ao engravidar, foi humilhada, pois ainda não havia casado com José.
Ao ter Jesus, nova humilhação para Maria, em um estábulo.
Ao fugir às pressas para o Egito com José, humilhada de novo.
E na morte cruenta de Jesus, a humilhação suprema.
Muitas vezes passamos por situações humilhantes na nossa vida.
Desemprego. Falta de dinheiro. Traição. Falência. Decepção. Projetos que não deram certo. Objetivos que não foram alcançados. Esforços não reconhecidos.
Às vezes nos encontramos em situações tão constrangedoras, que nunca imaginávamos que iríamos enfrentar, e que custamos acreditar que elas estão realmente acontecendo conosco.
Porque Deus permite que essas situações aconteçam nas nossas vidas?
Deus gosta de ver a gente sofrer?
Vamos buscar a resposta em Eclesiástico 2-5: “pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis à Deus, pelo caminho da humilhação”.
Deus se usa da humilhação para provar o seu amor por Ele, e depois recompensá-lo.
Cristo não ficou na humilhação da Cruz. Ele passou por ela, ressuscitou, e como prêmio dado pelo Pai, foi declarado Senhor do céu, da terra e do inferno.
Maria não ficou eternamente chorando ao pé da cruz. Ela foi declarada Rainha e Mãe da Humanidade e de todos os anjos e santos.
E qual o segredo para atravessar o temporal da humilhação?
A resposta novamente está em Eclesiástico 2: “permanece firme na justiça e no temor, e prepara tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te pertubes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te à Deus, espera com paciência a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação têm paciência. Põe a tua confiança em Deus e Ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera Nele”.
Geralmente quando estamos atravessando uma situação difícil, costumamos nos “agarrar” ao problema. Pensamos nele de manhã, de tarde e de noite, dormimos e acordamos agarrados com o problema, e acabamos deprimidos e fracos.
Esta é uma atitude de quem não confia realmente em Deus, e na verdade está bloqueando a ação de Deus. Para liberar o caminho para Deus, é preciso antes de mais nada, confiança Nele.
Em seguida, devemos permanecer firmes com Deus, através da oração, da leitura da Bíblia, e de trabalhos em prol de nossa igreja, que é quem vai segurar nosso coração e equilibrar nosso emocional, enquanto esperamos.
O que está descrito acima, não é uma conclusão minha, não é um parecer meu.
É promessa de Deus. E promessa de Rei, é Lei.
Se Deus têm poder até sobre a morte, como não vai ter sobre seu problema?
Me desculpe a franqueza, mas o seus e os meus problemas são “coisas fracas” para Deus.
O segredo do sucesso está em fazermos a nossa parte, pois a de Deus é garantida.
Que o digam Jesus e Maria, que com tanto sacrifício fizeram as suas partes e hoje são Rei e Rainha eternamente, para o bem da humanidade.
Haroldo Burle
[email protected]