Futura ministra da Mulher do Paraguai se declara promotora do aborto


01.08.2008 - ASSUNÇÃO - Glória Rubín, a Ministra da Mulher designada pelo presidente eleito e ex-bispo católico Fernando Lugo no Paraguai, declarou-se nesta quarta-feira abertamente partidária da legalização do aborto no país.
Em uma conferência de imprensa de tom altamente conflitivo, respondendo ao rechaço manifestado por organizações pró-vida locais, Rubín elevou a voz para dizer: “O aborto está proibido por lei? E? conseguiu-se algo, melhorou a saúde materno-infantil no país, conseguiu-se diminuir as mortes por esta causa? São as perguntas que eu lanço aos que trabalham em pró da vida e que criticam minha designação”.

Rubín, seguindo os argumentos das organizações pró abortistas locais, assinalou que “embora ser castigado pelas confissões cristãs e pela lei com penas severas, o aborto é a maior causa de mortandade de mulheres no Paraguai”. Segundo cifras oficiais, o aborto não figura entre as dez primeiras causas de mortandade feminina no país.
A Federação de Associações pela Vida e a Família (FEDAVIFA) fez público um protesto pela designação de Rubín e a de Lilian Soto como Ministra da Função Pública.
“Estamos contra a designação destas pessoas no governo, que publicamente fazem campanhas contra a vida promovendo métodos abortivos na sociedade”, assinalou Celia Meyer, secretária geral de FEDAVIFA. “O 97% da população paraguaia é cristã, em sua maioria católica, e o ex-bispo Lugo foi votado por essa maioria”, adicionou.
Segundo Meyer, as designadas por Lugo respondem a diretivas do Fundo de População das Nações Unidas, do Banco Mundial e outros organismos internacionais “que fazem verdadeiras campanhas para deter os nascimentos em forma compulsiva, supostamente com a finalidade de reduzir a pobreza”.

Fonte: ACI

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Lembrando...

Boff assegura que Lugo aplicará teologia da libertação ao governar o Paraguai

31.07.2008 - ASSUNÇÃO .- O controvertido ex-sacerdote e representante da teologia marxista da liberação, Leonardo Boff, afirmou que o ex-bispo e Presidente eleito do Paraguai "está plenamente identificado com a teologia da liberTação e que nesta linha implementará dentro de seu governo, a opção preferencial pelos pobres".
Assim o expressou depois de uma reunião mantida com Lugo, conforme indica o jornal Última Hora do Paraguai. Boff assinalou também que "é importante implementar políticas de conscientização à cidadania sobre a importância da conservação dos recursos naturais para A proteção ambiental" e que "reuniu-se com o mandatário em seu caráter de ambientalista procurando apoio para projetos ambientais regionais".

Na tarde da mesma segunda-feira 28 de julho, Lugo assistiu a um bate-papo dE Boff na Universidade Nacional de Assunção (UMA), em São Lorenzo, aonde chegou o polêmico teólogo brasileiro dedicado a escrever livros de ecologia e cozinha, para participar do seminário sobre Diálogos sobre Educação Sócio-ambienta.
"Doutrina de Boff não é da Igreja Católica"
Por sua parte, e conforme indica o jornal paraguaio La Nación, Dom Rogelio Livieres Plano, Bispo de Cidade del Este, precisou que “a Teologia da Libertação não é que opte pelos pobres, como se a Igreja Católica não optasse pelos pobres, é uma forma excludente que eles têm de optar pelos pobres, por isso João Paulo II declarou que a opção pelos pobres não era exclusiva nem excludente, referia-se à Teologia da Liberação”.

Do mesmo modo, Dom Livieres explicou que Leonardo Boff é livre de vir e ir onde quiser, eu não coincido com suas opiniões teológicas de jeito nenhum, que foi condenada pela Santa Sé em 1985, e ele se foi da Igreja em 1992. Eu lhe pediria que não vá à Universidade Católica porque aí se proporciona a doutrina da Igreja Católica e a doutrina de Boff não é da Igreja Católica”.
Ao comentar a relação entre Lugo e Boff e a eventual aplicação da teologia marxista da libertação no Paraguai, o Prelado comentou que “essa relação é habitual, faz muitos anos que estão conectados. A Teologia da Libertação é um problema interno da Igreja, não é uma guerrilha, é um modo errado de entender do sacerdócio e de toda a teologia. Lugo caiu faz muitos anos no mesmo engano, mas não é um engano político, mas sim é um engano doutrinal”.
Do mesmo modo o Bispo paraguaio descartou a possibilidade de que existam fricções ente a Igreja e o futuro governo, sempre e quando Fernando Lugo “não se meta em questões da Igreja e esta em questões do Estado”.

Fonte: ACI

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Lembrando...

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: O COMUNISMO INVADE A IGREJA

Por Prof. Carlos Ramalhete

Um dos muitos problemas que assolam a Igreja nos dias de hoje é a gravíssima heresia chamada “Teologia da Libertação”. Trata-se de uma heresia materialista, que apresenta uma visão de mundo contrária à Doutrina da Igreja disfarçada com um vocabulário aparentemente cristão.

Esta heresia é um dos muitos aspectos que tomou o modernismo, heresia que o Santo Padre Pio X qualificou de “síntese de todas as heresias”. Segundo o modernismo, a Verdade absoluta não existe; toda “verdade” é apenas uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar com o tempo. Assim, para o modernista, a Doutrina da Igreja, ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pode e deve ser substituída por algo mais... “moderno”.

A “Teologia da Libertação” (TL) é o nome dado a esta vertente do modernismo, peculiar à América Latina. Este nome, na verdade, é enganoso; “Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e esta heresia aplica-se apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o termo “Libertação” é por eles utilizado como significando algo diametralmente contrário à noção cristã de libertação.

Os erros da TL são muitos, todos eles baseados em uma negação da ação sobrenatural de Deus. “Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima da natureza humana”.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que é pela ação sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o pecado e alcançar a Santidade.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que o nosso objetivo maior é sermos Santos.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que no fim dos tempos Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e então, só então, haverá um paraíso na terra.

A TL, porém, prega um conceito marxista (inspirado pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos Marx) segundo o qual haverá um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos ricos as riquezas e as distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes.

O mecanismo desta revolução seria a “luta de classes”: os pobres, revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam o poder e assegurariam uma distribuição igualitária de todos os bens materiais. Para o marxista, logo para o TL, o único pecado que existe é a acumulação de riquezas, vista por eles como essencialmente ruim. Do mesmo modo, eles vêem em qualquer hierarquia um pecado contra a “igualdade” que eles crêem existir entre os homens.

Assim, a TL considera que o que realmente importa é pregar entre os pobres a revolta contra os ricos, com o fim de estabelecer uma sociedade igualitária. Para a TL, a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do poder que pertenceria ao Povo feito pelos Bispos e padres.

Para a TL, a Doutrina da Igreja não interessa, assim como não interessa o céu. Interessa sim a organização de movimentos populares para lutar por reivindicações puramente materiais: terras (como o MST), aumentos salariais, etc.
Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a Doutrina Cristã e a ideologia da TL:

1 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que o homem tende ao mal devido às conseqüências do Pecado Original. É mais fácil fazer o mal que o bem, e assim os vícios devem ser combatidos e as virtudes incentivadas.
b) Para a TL, o homem é naturalmente bom, mas a organização social “opressora” é má e deve ser combatida.

2 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é pela Graça de Deus, infundida e aumentada pelos Sacramentos, que podemos fazer o bem.
b) Para a TL, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os Sacramentos são apenas símbolos - a Eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o Batismo é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.

3 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que somos chamados à Santidade, ou seja, à libertação do pecado, de que só gozaremos em plenitude no Céu após a nossa morte e na Terra após a nossa ressurreição.
b) Para a TL, “Libertação” significa a obtenção de condições materiais adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa própria, sistemas sanitários, etc.

4 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a propriedade particular é uma coisa boa e querida por Deus; é perigoso o apego aos bens materiais, mas ser rico não é pecaminoso.
b) Para a TL, a propriedade particular é uma abominação, o único pecado existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém, é visto por eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente lutar por bens materiais.

5 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a Hierarquia da Igreja é instituída e mantida por Deus.
b) Para a TL a existência da Hierarquia é sinal de um roubo de poder que deveria pertencer ao “Povo”. É por isso que nas dioceses ainda em poder da TL, não são incentivadas as vocações sacerdotais e as paróquias são substituídas por comunidades dirigidas por leigos.

6 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é essencial conhecer e seguir a Verdade para podermos chegar à Santidade.
b) Para a TL qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou seja, que participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo que, por exemplo, um Santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo do que deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas são considerados por eles como modelos a seguir, enquanto Santa Terezinha do Menino Jesus é para eles um exemplo de vida inútil.

7 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a oração é de suma importância, e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado com mais cuidado que o corpo, evitando-se o pecado e buscando-se a Virtude.
b) Para a TL, a alma não importa, a oração é vista apenas como uma preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há problema em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria o pecado social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras pessoas. Assim, para a TL, todo pobre é santo e todo rico é bandido.

Devemos, portanto, procurar evitar ao máximo a leitura de livros e folhetos escritos pela TL, assim como procurar sempre impedir suas investidas em nossas regiões, principalmente através da oração. Alguns dos autores TL mais conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou, traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo Barros...


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