Triste notícia: Sacerdote Salesiano é assassinado no Nepal


01.07.2008 - O sacerdote católico John Prakash, 62 anos, salesiano, foi assassinado nesta madrugada em Sirsiya (distrito de Morang), no leste do Nepal. A polícia abriu um inquérito e suspeita que os autores do assassinato sejam um grupo de terroristas.

Pe. John Prakash é indiano do Estado de Kerala. Ele trabalhava no Nepal há 10 anos. Era o diretor da Escola Dom Bosco e vivia com outros dois salesianos próximo à escola.

Segundo o vigário paroquial, Pe. George Kalangara, durante a madrugada um grupo armado invadiu a residência e imobilizou o pe. Matthew, que tinha acabado de chegar da Índia. O outro sacerdote residente, pe. Lazarus Maradi, estava fora do país. Em seguida, o grupo pediu dinheiro ao pe. Prakash. Uma bomba explodiu e, quando a polícia chegou, havia estilhaços por toda parte. No local, foram encontrados panfletos do grupo terrorista Terai Defence Army, que já havia pedido dinheiro ao sacerdote pelo menos outras duas vezes. Trata-se do primeiro sacerdote assassinado no país.

O vigário apostólico do Nepal, Dom Anthony Francis Sharma, e a associação das escolas privadas do Nepal condenaram o crime.

A Igreja católica no Nepal conta apenas sete mil fiéis em uma população de 25 milhões de habitantes. (BF)

Fonte: Rádio Vaticano

----------------------------------------------------------------

Lembrando...

Iraque: Padre é assassinado no centro de Bagdá

05.04.2008 - Um sacerdote cristão foi assassinado hoje por volta do meio-dia (hora local) em pleno centro de Bagdá, disseram fontes da polícia iraquiana.

Segundo informações, o padre Youssef Adel, pároco da Igreja de Mar Butros (São Pedro), foi executado por homens encapuzados no bairro de Kerrada, tradicionalmente cristão.

O sacerdote estava em pé, na porta de casa, quando um grupo atirou em sua direção sem sequer dizer uma palavra.

No Iraque, os cristãos são alvo freqüente de ataques da insurgência, sobretudo dos extremistas sunitas.

Em 13 de março, o arcebispo católico de rito caldeu Boulos Faray, que tinha sido seqüestrado duas semanas antes, foi achado morto em um bairro de Mossul, no norte do país.

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------

Assassinam sacerdote missionário diocesano no Sri Lanka

28.09.2007 - ROMA - O sacerdote diocesano Nicholas Pillai Packiya Ranjith foi assassinado ontem por desconhecidos no Sri Lanka, ao explorar uma mina controlada a distância, ao momento em que seu veículo passava sobre ela.

Conforme informa a agência SIR, o Pe. Ranjith não era jesuíta mas coordenava as atividades do Jesuit Refugees Service (JRS), organização humanitária internacional dos jesuítas na diocese de Mannar, capital da província do mesmo nome se localizada ao sul da ilha.

Ao momento do homicídio, o presbítero levava mantimentos e bens de primeira necessidade ao orfanato e ao campo de refugiados de Vidathaltheevu.

Conforme informa o JRS de Colombo, a explosão surpreendeu ao sacerdote em uma região controlada pelo grupo Liberação da Pátria Tamil. A bordo da caminhonete que levava uma bandeira branca também estava o assistente do presbítero, o laico Christopher Jujin, quem se debate entre a vida e a morte.

"Não é claro ainda quem cometeu o ato mas à margem de quem é responsável, condenamos firmemente estes atos de violência contra inocentes", indicaram do Bispado de Mannar. Do mesmo modo, o Arcebispo de Colombo, Dom Oswald Gomis, indicou que o "Padre Ranjith era um sacerdote sem medo, jovem e dinâmico que sempre saia à frente pela causa da justiça. Sua morte é uma perda irreparável para a família inteira do Jesuit Refugee Service".

Fonte: ACI

------------------------------------------------------------------

Assassinam cruelmente sacerdote missionário na Austrália

10.08.2007 - SYDNEY - O jornal italiano Avvenire informou que um sacerdote católico foi assassinado nesta capital na madrugada de ontem. O criminoso desconhecido acabou com a vida do Pe. Ho Tran, de 55 anos de idade, em sua residência dos Missionários do Verbo Divino localizada em Marsfield.

Segundo as primeiras investigações, o presbítero foi assassinado ao dar-se conta da presença de um ladrão que estava na cozinha de sua residência aonde vivem outros 18 sacerdotes. Ao ver-se descoberto, o homicida cravou uma faca na garganta do Pe. Tran, quem foi levado em seguida ao Royal North Hospital, aonde os esforços por salvá-lo foram inúteis.

O sacerdote era o Diretor da residência dos Missionários do Verbo Divino. "Era muito gentil, a última pessoa que teria esperado ter um episódio deste tipo", disse um de seus irmãos missionários.

Fonte: ACI

---------------------------------------------------------------

Sacerdote indonésio é morto após celebrar missa nas Filipinas

02.04.2007 - Um sacerdote católico de origem indonésia foi assassinado por vários desconhecidos depois de celebrar uma missa na província filipina de Kalinga, 350 quilômetros ao norte da capital, informou hoje a emissora local "DZBB".

O fato ocorreu na tarde de domingo em um bairro do povoado de Lubuaganen, quando pelo menos quatro pessoas dispararam contra Francisco Ismatro, informou o superintendente Raúl Gonzales, chefe da Polícia da Região Administrativa de Cordilheira.

Os agressores, que estavam embriagados, tiveram uma rápida discussão com Ismatro antes do início do tiroteio, indicou a mesma fonte, que acrescentou que seus homens estão investigando o incidente.

Até o momento não se sabe se a morte tem relação com a onda de violência política nas Filipinas, que piorou nas últimas semanas em função das eleições legislativas previstas para o dia 14 de maio.

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------

Assassinam sacerdote católico da Colômbia

02.02.2007 - BOGOTÁ - O R.P. Martiniano Rueda, pároco de São José da Urama no bairro de Antioquia, foi assassinado por desconhecidos nessa localidade, conforme informaram fontes policiais nesta sexta-feira.

O corpo sem vida do sacerdote católico de 50 anos, que se também era professor, foi achado pelos vizinhos na casa paroquial

Segundo a polícia, o assassinato do sacerdote aconteceu depois que vários delinqüentes roubaram seu veículo, há quatro dias.

Segundo cifras da Conferencia Episcopal Colombiana, nos últimos cinco anos 40 sacerdotes foram assassinados na Colômbia, a maioria vitima da violência política.

Fonte: ACI

--------------------------------------------------

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

"Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos," (Mc 7,21)

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)



Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne