Acredite se quiser: Crianças são internadas por vício em celular


13.06.2008 - Na Espanha, duas crianças estão internadas em tratamento há três meses contra o vício em celulares, no que está sendo visto como o primeiro caso do gênero no país.

O site The Guardian informou que as crianças, de 12 e 13 anos, foram admitidas em uma clínica psiquiátrica por não conseguirem seguir a vida sem seus telefones. Ambas passavam cerca de seis horas por dia interagindo com o aparelho, conversando, mandando mensagens e jogando, o que impactou negativamente também suas rotinas escolares.

Maite Utgés, psiquiatra e diretora do centro em que as crianças foram internadas, disse que esta é a primeira vez que um tratamento específico é utilizado na cura de dependência de celulares e recomendou aos pais que não dêem celulares aos seus filhos até que completem 16 anos.

As duas crianças mantinham seus telefones há mais de 18 meses e não eram controladas. "Uma pagou pelo telefone pegando dinheiro com a avó e outros membros da família, sem explicar o que faria com ele", explicou a psiquiatra, acrescentando que o tratamento pode levar ao menos mais um ano.

O especialista Dr. José Martínez-Raga, de um centro próximo à Valência, disse que esta pode ser apenas a "ponta do iceberg". No Japão, pais estão sendo aconselhados a limitar o uso dos celulares, tendo em vista possíveis efeitos colaterais do uso contínuo do aparelho por crianças.

Na Grã-Bretanha, foram divulgados dois casos de jovens obcecados por celulares que entraram em depressão por receberem menos chamadas ou mensagens em texto.

Um estudo realizado em 2007 em Madrid descobriu que 30% das crianças entre 11 e 17 anos se sentiam extremamente oprimidas quando tinham seus telefones confiscados. Em outra pesquisa, também na Espanha, foi revelado que 65% das crianças entre 10 e 15 anos possuíam celulares, comparado a 45,7% em 2004.

De acordo com o site RaisingKids, alguns psicólogos afirmam que o vício é hereditário: crianças cujos pais possuem comportamento obsessivo compulsivo têm 30% a mais de chance de desenvolver características similares. O uso obsessivo de celulares estaria ligado a problemas de timidez e baixa auto-estima.

Fonte: Terra notícias

---------------------------------------------------------------

Lembrando...

Japão quer limitar uso de celular entre jovens

27.05.2008 - O governo japonês iniciou uma campanha para conscientizar pais e educadores a respeito do uso excessivo de celular entre jovens e crianças. De acordo com o oficial responsável pela iniciativa, Masaharu Kuba, os adultos no país compram celulares para crianças como se fossem "brinquedos caros" e não pensam no lado prejudicial dessa história.

Para colocar o plano em prática, o primeiro-ministro Yasuo Fukuda aprovou as recomendações levantadas por uma comissão de educadores, que exige também que os aparelhos sejam fabricados apenas com as funções de envio e recebimento de chamadas e venham com um GPS para garantir a segurança dos menores.

Segundo o ministério da educação japonês, a maior parte dos celulares vendidos no país são de terceira geração, o que exigiria que os conteúdos disponíveis na Internet fossem filtrados para impedir o acesso a materiais inadequados por crianças.

O levantamento feito pelas autoridades também apontou que cerca de 60% dos jovens nipônicos na faixa dos 12 anos possuem celulares. Essa proporção aumenta para 90% entre os jovens com 15 anos.

Redação Terra

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne