Igreja do Santo Sepulcro é palco de briga entre Armênios e Greco-Ortodoxos


22.04.2008 - Uma briga entre sacerdotes armênios e greco-ortodoxos foi registrada no último domingo (20) dentro da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, onde se celebrava o Domingo de Ramos (segundo o calendário juliano).

erca de 20 policiais israelenses intervieram para apartar a rixa e restabelecer a calma, acompanhando na delegacia dois religiosos armênios, gesto que suscitou o imediato protesto de dezenas de fiéis.

Segundo testemunhas, o incidente teria sido provocado por um sacerdote greco-ortodoxo, que teria se atrasado além do previsto na fase das bênçãos dos ramos, violando os rígidos procedimentos do ritual que, desde 1756, regula tempos e espaços e, assim, a convivência entre cristãos latinos, greco-ortodoxos e armênios dentro do Santo Sepulcro.

O sacerdote greco-ortodoxo retardatário foi até mesmo expulso da igreja, provocando o conflito do qual participaram também alguns fiéis. Ninguém ficou ferido. Um caso parecido foi registrado nos dias de Natal, mas dessa vez dentro da Basílica da Natividade de Belém.

A briga começou depois que sacerdotes greco-ortodoxos foram acusados por armênios de invadir seu espaço durante a limpeza pós-natalina da Basílica. Na rixa, cinco padres e dois policiais ficaram feridos.

Fonte: Elnet

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne