Cardeal Indiano denuncia plano para difamar Igreja no País
22.04.2008 - Mumbai, 22 abr (RV) - Ataques planejados e difusos para desestabilizar a presença da Igreja na Índia. Esse é o objetivo de alguns grupos radicais hindus segundo o Card. Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai.
Segundo o arcebispo, essa campanha "não-oficial" pretende criar dificuldades para a Igreja na Índia, marginalizá-la cada vez mais e reduzir sua influência na sociedade.
O cardeal manifestou publicamente sua preocupação cerca de quatro meses depois dos ataques sofridos pelos fiéis católicos em Orissa (Índia centro-oriental), que deixaram mortos, feridos e centenas de desabrigados.
As declarações foram feitas depois de ler os relatórios e examinar os documentos oficiais do governo: "Os episódios em Orissa parecem ter sido ataques combinados. O que mais me preocupa é que o que ocorreu nesse Estado poderia ser parte de um jogo mais amplo, que visa criar dificuldades para a Igreja aqui e em todos os lugares".
O cardeal também chamou a atenção para a responsabilidade de grupos e movimentos, como o Baratiya Janata Party, que instigam por meio da ideologia, construindo a base de ação dos fundamentalistas violentos. Os próprios líderes hindus, destacou o purpurado, não conseguem controlar as facções extremistas e radicais.
O perigo está, em síntese, na difusão do "vírus do anticristianismo", principalmente num contexto geral de deterioração das relações inter-religiosas, também por causa de novas leis que, em alguns estados indianos, proíbem as conversões e geram suspeitas contra as minorias religiosas. (BF)
Fonte; Rádio Vaticano
----------------------------------------------------------------
Lembrando...
Índia: No decorrer de 2007, os cristãos foram atacados 190 vezes.
22.11.2007 - ROMA - A União de Católicos da Índia (AICU por suas siglas em inglês), denunciou que no decorrer de 2007, os cristãos de distintas denominações foram atacados 190 vezes.
Através de um documento divulgado em 17 de novembro, a AICU assinalou que estes ataque compreendem homicídios, assaltos armados, perseguições sexuais e linchamentos. Conforme informou o Serviço Missionário Notícias (OMPRESS), o presidente do AICU, John Dayal, assinalou que os dados foram proporcionados por diversos grupos cristãos do país. Dayal esclareceu que não se tomaram em conta os casos de violência por outras causas distintas à fé.
"Apresentado-los e certificados se podem incluir na categoria de perseguição religiosa. Não consideramos tampouco aquelas situações de marginalização social nas que vivem nossos irmãos de fé em muitos estados índios, porque seria impossível enumerá-los", assinalou.
Por sua vez, o presidente do Conselho Global dos Cristãos Índios, Sajan K. George, indicou que os ataque ocorrem com maior freqüência nos estados de Karnataka e Madhya Pradesh.
Segundo as informações, existe um clima de impunidade para quem ataca aos não hindus desde que os partidos nacionalistas chegaram ao poder; inclusive, muitas vezes a polícia nem sequer abre uma investigação.
Fonte: ACI
-----------------------------------------------------------------
Nota do Portal Anjo, www.portalanjo.com
Diz na Sagrada Escritura:
"Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações". (Mt 24,9)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)
"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição". (2Tm 3,12)