Mudanças em curso na sociedade atual: A família está desaparecendo
20.04.2008 - Vem ao Rio de Janeiro nesta semana o psicanalista francês Charles Melman, que foi íntimo colaborador de Jacques Lacan (1901-1981), o principal herdeiro de Sigmund Freud na França. Convidado a participar de um seminário promovido pela associação psicanalítica Tempo Freudiano e aproveitando a ocasião para lançar no Brasil seu mais recente livro, A Prática Psicanalítica Hoje Melman tem uma maneira original de interpretar as mudanças em curso na sociedade atual.
Segundo o psicanalista, a família, como a conhecemos, está acabando. "Pela primeira vez na história, a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis, disse Melman em uma entrevista a VEJA, publicada na edição desta semana da revista. Esta deve ser uma das principais questões abordadas pelo francês em sua visita ao país. Abaixo, Melman fala sobre alguns dos temas fundamentais da realidade contemporânea.
Fim da família Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis. Impressiona-me que os sociólogos e antropólogos não se interessem muito por esse fenômeno.
Nesse processo, podemos constatar que o papel de autoridade do pai foi definitivamente demolido. Antes, o menino tinha na figura do pai um rival e um modelo. Um rival que despertava nele o gosto pela competição e um modelo na busca do prazer sexual. Já para a menina, tratava-se de um homem em quem ela procurava se completar. Hoje, com o declínio da figura paterna, nossos jovens podem estar menos propensos a batalhar pelo sucesso, a estabelecer um ideal de vida e até a descobrir o gosto pelo sexo.
Jovens no divã Fico surpreso quando constato que, se há uma clientela interessada e engajada na psicanálise hoje em dia, é a dos jovens dos 18 aos 30 anos. Eles não procuram o psicanalista pelo fato de reprimirem seus desejos, mas porque não sabem o que desejam. É uma situação totalmente original em relação a Freud. Antes, a pessoa recorria à psicanálise porque não ousava realizar seus desejos. Hoje, principalmente no caso dos jovens, é por não saber o que desejar.
Isso acontece porque nossos jovens foram criados em condições que promovem a busca rápida do prazer máximo e sem obrigações. O problema é que essa forma de lidar com o desejo produz situações de dificuldade para os jovens. Isso os leva ao divã.
Veja a reportagem completa na revista Veja, abril 2008
--------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Papa Bento XVI pede à Igreja que defenda e promova a família
08.02.2008 - O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira à Igreja que promova e defenda o bem da família nas instâncias pertinentes, na mensagem destinada aos membros da Conferência Episcopal da Costa Rica, que a cada cinco anos visitam o pontífice.
De acordo com Bento XVI, os bispos costarriquenhos mostraram sua preocupação com "a crescente destruição da família, com graves repercussões na vida social e na eclesiástica".
O pontífice explicou que "é necessário promover o bem da família e defender seus direitos nas instâncias pertinentes, assim como desenvolver um atendimento pastoral que a proteja e a ajude de maneira direta em suas dificuldades".
O papa defendeu a instalação de uma catequese "adequada" antes do casamento e pediu que os matrimônios e as famílias se ajudem.
Essa ajuda servirá para aliviar "situações penosas, produzidas pelo abandono da convivência, a precariedade econômica e a violência doméstica, da qual são vítimas principalmente as mulheres".
Para Bento XVI, é importante que os pastores recebam "uma formação cristã sólida", pois eles "foram chamados para levar os valores cristãos aos diversos setores da sociedade, ao mundo do trabalho, da convivência civil e da política".
O papa pediu aos bispos que busquem "novas maneiras de anunciar Cristo" a uma sociedade que vive "rápidas e profundas transformações".
Fonte: Terra notícias