São Paulo: Internauta flagra formação de tornado em Campinas


10.03.2008 - As fotos desta reportagem foram tiradas na tarde de domingo (9), no condomínio Alphaville, zona norte de Campinas (SP), e mostram a formação de um tornado sobre a cidade.

O fenômeno meteorológico não chegou a tocar o solo nem provocou estragos na região.

Fonte; G1

Veja a imagem, acesse: www.portalanjo.com/tornadosp.htm

--------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Meteorologia confirma tornado no sul de SC, na cidade de Tubarão

18.02.2008 - O fenômeno que atingiu a cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na noite de sábado, foi realmente um tornado.

Segundo o Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), os tornados em geral estão associados a temperaturas elevadas e passagens de frentes frias, que propiciam a formação de nuvens com grande velocidade e rotação intensa. Há uma supercélula (nuvem bem escura) e depois a formação de uma tromba, de movimento giratório, que vai até o solo e suga o que está na superfície.

Foi o que ocorreu em Tubarão, segundo as imagens de cinegrafistas amadores e os relatos das pessoas que estavam no local.

Marilene explica que o tornado tem o poder de arrancar galhos e árvores. A grande diferença de pressão acaba arrancando e arremessando objetos como portas e telhas.

— Sendo de pequena escala, porque atingem apenas alguns bairros ou quadras, os tornados duram poucos minutos, mas têm força destrutiva grande.

Segundo a Epagri/Ciram, os tornados acontecem com certa freqüência, mas até então quase não se tinha registro do fenômeno.
Onde ocorreu o tornado, não há equipamentos para medir a velocidade do vento. Segundo a Central RBS de Meteorologia, é possível estimar a força com base nas características do fenômeno e nos estragos que ele provocou. Pela estrutura do tornado, mostrada no vídeo, os ventos podem ter atingido os 120 km/h.

Meteorologistas da Epagri/Ciram e técnicos da Defesa Civil devem ir até o local nesta segunda-feira para avaliar a força do fenômeno.

Fonte: G1

-------------------------------------------------------------------

E ainda...

Tromba d'água, com formação semelhante a um tornado, assusta banhistas em SC

03.03.2008 - O forte calor registrado hoje em Santa Catarina acabou gerando temporais no final da tarde em cidades. Uma tromba d'água assustou banhistas no início da noite. O fenômeno ocorreu em alto-mar e pôde ser visto na praia de Canasvieiras, na região norte de Florianópolis, e na cidade de Governador Celso Ramos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da capital informaram que não houve vítimas e que a tromba d'água, com formação semelhante a um tornado, ocorreu a cerca de 200 m da costa, deixando o mar bastante revolto.

A ocorrência foi confirmada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), que destacou que o fenômeno é impossível de se prever com antecedência.

Foi o segundo registro de ocorrências meteorológicas raras em menos de um mês no Estado. No último dia 16 de fevereiro, um tornado classificado como F1 (o mais baixo na escala Fujita) trouxe ventos de 150 km/h e vários prejuízos na zona rural da cidade de Tubarão, no sul catarinense.

O forte calor registrado hoje , associado às áreas de instabilidade, podem ter causado o fenômeno, típico de verão.

Ocorrências foram notificadas em outras regiões do Estado. Em Tubarão, uma forte chuva de granizo destelhou várias casas, derrubou árvores, outdoors e danificou a rede elétrica. A delegacia de polícia foi um dos locais que ficaram alagados na cidade.

Uma árvore chegou a cair sobre um carro que estava estacionado na região central. Não há registro de feridos e a Defesa Civil não informou o número de desalojados.

Redação Terra




Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne