Tremor de terra no Ceará atinge 3,9 graus, população está em pânico
29.02.2008 - Os tremores que atingiram a região Norte do Ceará na madrugada desta sexta-feira (29), alcançaram a magnitude de 3,9 graus na escala Richter, segundo informações da Defesa Civil do estado. Famílias estão desabrigadas e foram acomodadas em barracas de lona em Sobral, cidade mais afetada pelo abalo.
Cerca de 100 tremores foram registrados em várias cidades do Ceará a partir das 2h. O chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do estado do Ceará, Francisco Brandão Melo, disse ao G1 que a magnitude do tremor foi divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Esse foi o maior de todos."
Brandão disse que a população está apavorada. "O barulho foi forte e deixou os moradores em pânico. Isso já seria suficiente para as pessoas se acostumarem com o fenômeno, mas a gente sabe que as coisas não são simples. Muitas casas foram rachadas e destelhadas. Os danos foram muito grandes."
O laboratório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) informou que ainda está analisando os registros do tremor de terra no Ceará, mas já adiantou que os gráficos indicam abalos sísmicos com intensidade entre 3,5 e 4,0 graus na escala Richter.
Ainda segundo a Defesa Civil, este ano já haviam sido registrados três abalos sísmicos na região. Os sismógrafos apontaram um abalo de 3,5 graus na escala Richter em 13 municípios, há cerca de dez dias.
Os especialistas explicam que esses abalos sísmicos são típicos dessa região do Nordeste, por conta da acomodação das placas terrestres. "A população vai ter de se acostumar com isso, porque a possibilidade de acontecer novamente é grande", disse Brandão.
Leia o relatos dos moradores:
'Foi assustador, saí de casa e vi vários vizinhos do lado de fora'
"Moro em Ubajara, no interior do Estado do Ceará, aqui a terra tremeu à 1h50 da matina, um tremor muito forte, dois minutos depois, outro tremor, um pouco menor, e depois aconteceram vários pequenos tremores. Foi assustador, saí de casa e vi vários vizinhos do lado de fora das casas, todos assustados também."
- Fernando Cesar Costa Rodrigues, internauta, Ubajara, CE
'O mais assustador não foi o tremor em si, mas o som provocado'
"Hoje, por volta de 01:45 teve início uma série de tremores de terra em Sobral. Imediatamente lembrei-me daquela cena clássica das pisadas do Tiranossauro Rex em Parque dos dinossauros. Muita gente pegou seu carro e ficou andando pela cidade, com medo de ficar em suas casas. O mais assustador não foi o tremor em si, mas o som provocado pelo tremor."
- Jeferson Clemente Gangorra, Internauta, Sobral, CE
'Foram seis tremores num intervalo de mais ou menos três horas'
"Estava dormindo quando acordei com aquele tremor, foram seis tremores num intervalo de mais ou menos três horas, o último foi o mais forte. A população está assustada com estes tremores e pede a Deus que não aconteça o pior."
- João Paulo Sampaio Carneiro, Internauta, Sobral, CE
'Muitos moradores passaram mal, desmaiaram'
"Bom dia a todos, sou moradora de Sobral e passamos simplesmente a noite inteira acordados com medo dos tremores durante toda a noite. Acabei de ter informações da Serra do Jordão onde os abalos estão sendo mais freqüentes e a noticia q tive foi de q o abalo mais forte foi de 4,2 graus. Foram 108 abalos sísmicos no total, entre eles forte e fracos. A comunidade do Jordão e de Sobral está toda atormentada com medo desses acontecimentos, já q não é de costume haver esse tipo de evento aqui...muitos moradores passaram mal, desmaiaram, em Sobral também o pânico foi grande... Pessoas sendo hospitalizadas."
- Ana Luiza Barbalho Parente - Internauta, Sobral, CE
Fonte: G1
------------------------------------------------------------------
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)
"Disse Jesus: Haverá grandes terremotos e em muitos lugares fome e peste, acontecerão coisas terríveis e grandes sinais no céu". (Lucas 21, 11)