Necessitam-se Santos como modelos para os tempos atuais, diz o Papa
17.12.2007 - VATICANO - Ao receber esta segunda-feira aos membros do Colégio de Postuladores para as Causas de Beatificação e Canonização da Congregação para as Causas dos Santos, o Papa Bento XVI destacou que também na atualidade surgem modelos de Santos para nossos tempos.
No discurso que lhes dirigiu, o Papa falou em primeiro lugar do iminente 25 aniversário da promulgação da constituição apostólica Divinus perfectionis Magister, de 1983 com a que João Paulo II estabelecia a revisão do procedimento das Causas dos Santos para responder aos desejos de especialistas e pastores que solicitavam "nas causas de beatificação e canonização, maior agilidade de procedimento, mantendo sempre a solidez da investigação em um campo tão importante para a vida da Igreja".
O Pontífice recordou que "através das beatificações e as canonizações a Igreja dá graças a Deus pelo dom de seus filhos que souberam responder com generosidade à graça divina, as honra e os invoca como intercessores"; e "apresenta estes fúlgidos exemplos para que os imitem todos os fiéis chamados com o batismo à santidade, a meta proposta para qualquer tipo de vida".
O Papa Bento destacou além que, "as comunidades eclesiásticas se dão conta da necessidade que, também em nossa época, haja testemunhas capazes de encarnar a verdade perene do Evangelho nas circunstâncias concretas da vida, fazendo deles uma instrumento de salvação para o mundo inteiro".
"Os Santos, se se apresentarem adequadamente em seu dinamismo espiritual e em sua realidade histórica, contribuem a fazer mais acreditável e atrativa a palavra do Evangelho e a missão da Igreja. O contato com eles abre o caminho a verdadeiras ressurreições espirituais, a conversões duradouras, ao florescimento de novos Santos".
Fonte: ACI
----------------------------------------------------------------
Lembrando...
Papa Bento XVI: "Ser santo é o dever de todo cristão"
01.11.2007 - O Papa Bento XVI explicou hoje a seus fiéis que "ser santo é o dever de todo cristão", em um discurso antes da oração do Ângelus na Praça São Pedro.
"Às vezes se pensa que a santidade é uma condição de privilégio reservada a poucos escolhidos. Na realidade, ser santo é o dever de todo cristão; poderíamos dizer que de todo homem", afirmou.
Segundo o Pontífice, "todos os seres humanos estão, portanto, convocados à santidade que, em essência, consiste em viver como filhos de Deus, dentro dessa ''semelhança'' com a qual Ele nos criou".
Bento XVI acrescentou que "todos os seres humanos são filhos de Deus e que todos devem chegar a ser o que são, através do exigente caminho da liberdade".
Fonte: Terra notícias
-------------------------------------------------------------
Lembrando...
A santidade está ao alcance de todos, afirma o Papa
01.11.2006 - O Papa Bento XVI assegurou nesta quarta-feira que a santidade está ao alcance de todos os homens que "confiam sua vida a Deus", durante uma eucaristia que concelebrou na Basílica de São Pedro do Vaticano em ocasião da festa do Dia de Todos os Santos.
"Para ser santo não é preciso realizar atos extraordinários nem possuir dons excepcionais", declarou em sua homilia. "Basta simplesmente servir a Jesus, escutá-lo e segui-lo sem perder a fé diante das dificuldades", acrescentou.
O Sumo Pontífice enfatizou que os biógrafos dos santos "descrevem homens e mulheres que, sendo dóceis ante os desígnios divinos, enfrentaram provas e sofrimentos indescritíveis, perseguições e martírio".
Mas também "experimentaram a alegria" daquele que se coloca nas mãos de Deus, já que "a verdadeira causa de tristeza ou de desgraça para o Homem é viver longe de Deus", acrescentou o Santo Padre.
A Igreja Católica celebra no dia 1o de novembro a festa de Todos os Santos, que comemora os santos anônimos ou desconhecidos da cristandade.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------
"A razão da nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, no mundo e particularmente entre vós, temos agido com santidade e sinceridade diante de Deus, não conforme o espírito de sabedoria do mundo, mas com o socorro da graça de Deus". (2Cor 1,12)
"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo " (1 Pd 1, 15-16)