Tremor de terra é sentido em pelo menos 4 Estados do Brasil


29.11.2007 - Um tremor de terra foi sentido em pelo menos quatro Estados - Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima - no final da tarde desta quinta-feira. Segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o fenômeno é conseqüência de um terremoto de 7,3 graus na escala Richter registrado às 17h (horário de Brasília) na região de Martinica, na América Central.

Conforme a UnB, ainda não há dados da intensidade do tremor no território brasileiro. O Observatório Sismológico da universidade confirmou a ocorrência do fenômeno em Rondônia.

Segundo informações da rádio Jovem Pan, o tremor foi sentido também no alto de prédios da avenida Paulista, no centro de São Paulo. A Defesa Civil do município, no entanto, disse não ter recebido nenhuma ocorrência sobre o fenômeno.

Roraima
Em Boa Vista, moradores se assustaram com o tremor e deixaram imóveis com medo de um possível desabamento. O tremor teria atingido toda a capital do Estado.

"Foi horrível. Estávamos trabalhando e começamos a sentir tudo tremer e um enjôo intenso. Todos saímos correndo para a rua com medo do prédio desabar. Foi um momento de pânico", disse o professor Alex Viana.

As ruas da cidade ficaram cheias de pessoas que estão com medo de retornar ao trabalho ou entrar nas residências. Equipes do Resgate Urbano a Acidentes e da Defesa Civil foram colocadas em estado de alerta. Não existe ainda números oficiais sobre a intensidade do tremor.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos no tremor. O prédio do banco Bradesco e do Ministério do Trabalho, no centro da cidade, foram interditados temporariamente por causa do perigo de desabamento.

Segundo o coronel Cleber Cerquinho, da Defesa Civil, este é o primeiro abalo sísmico sentido em Roraima. "Não estamos próximos a nenhuma falha tectônica e estamos verificando a causa do tremor", disse.

Segundo o geólogo Marcos Oliveira, a intensidade do tremor deve ter ficado abaixo de 3 graus na Escala de Richter em Roraima. Ele acredita que pela intensidade do terremoto no Caribe, toda a região Norte pode ter sentido o tremor.

"Como aqui não tem como medir esse tipo de fenômeno, só poderemos saber sobre a intensidade mais tarde, quando fizermos um levantamento mais aprofundado. Quanto mais distante o local da origem, as ondas que se propagam chegam menos intensas", explicou.

Pará
No centro de Belém (PA), o tremor foi sentido em edifícios. Várias pessoas relataram o fenômeno e disseram que saíram correndo dos imóveis ao perceberem que os prédios estavam balançando. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender 15 ocorrências na capital. Não há informações de feridos nem de danos.

O professor de geologia Luiz Ercílio Faria disse que terremotos deste tipo são sentidos como uma onda, que viaja normalmente a 8 km/s.

O gerente de tecnologia do Banco da Amazônia (Basa), Álvaro Lemos, estava no 17º e último andar de um prédio, no centro da capital paraense, quando sentiu o tremor. "Estava na minha sala e senti duas tonturas, sensações estranhas em apenas quatro segundos. Achei que era labirintite, mas um funcionário entrou e avisou que tinha sentido também", afirmou.

"Na hora resolvemos descer todos os andares a pé e avisar os outros funcionários", comentou. Segundo ele, cerca de 400 pessoas estavam no prédio no momento do tremor e o expediente foi encerrado logo após o fenômeno ser registrado.

"Foi uma correria. Deixei tudo em cima da mesa, inclusive dinheiro e saí correndo. Foi um susto muito grande, uma sensação horrível. Nunca senti isso antes", afirmou a supervisora do Basa Vera Souza, que trabalha no 10º andar e também desceu o prédio a pé.

Amazonas
A Defesa Civil do Amazonas afirmou que o abalo sísmico teve reflexos em Manaus, onde prédios balançaram. O órgão registrou 25 chamados de moradores até as 17h40. Funcionários estão percorrendo os locais de onde partiram as ocorrências, mas até o momento não foi registrado nenhum caso de feridos ou de desabamentos.

Em várias partes da cidade, pessoas evacuaram prédios e correram para a rua sem entender o que estava acontecendo. O trânsito ficou congestionado nas principais vias da capital.

"Eu recebi uma ligação do porteiro do meu edifício pedindo para eu ir pra casa porque minha filha estava em pânico. Todos os vizinhos tinham descido as escadas desesperados com medo de o prédio desabar", contou a empresária Geina Silva, moradora do bairro Ponta Negra.

"Na hora eu estava deitado e senti minha cabeça rodar, uma tontura forte", disse o motorista Maurício Ferreira. "Pensei que fosse um terremoto. Os lustres balançavam e um porta retrato caiu no chão", afirmou a dona de casa Maria Lúcia Magalhães.

A Defesa Civil da Prefeitura de Manaus recebeu 25 chamadas em meia hora, mas nenhuma ocorrência grave foi registrada. Vidraças de janelas foram quebradas e, em alguns pontos comerciais, pessoas se machucaram por conta do corre corre para deixar as salas.

Redação Terra

--------------------------------------------------------------------

"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne