Calor intriga moradores: fenômeno estranho assustou moradores do noroeste gaúcho
09.10.2007 - Na sexta-feira, eles teriam sentido um calor muito forte na região entre as 10h30min e as 14h. Embora em diferentes cidades, os relatos são semelhantes: todos contam ter sentido a pele queimar, como se estivessem próximos a um incêndio. Naquela manhã, havia garoado.
Há diferentes explicações sobre o que ocorreu na sexta-feira. Os institutos de meteorologia conseguem avaliar a temperatura somente onde há estações. Na região, há somente em Santa Rosa e em São Luiz Gonzaga. Nesses dois municípios, nada de anormal foi registrado oficialmente. Em São Luiz Gonzaga, por exemplo, a máxima na sexta-feira foi de 29°C.
Para aumentar o mistério, uma fuligem cobriu carros e calçadas nas cidades. Uma das explicações para a formação da camada de poeira escura seriam as queimadas que ocorrem no Centro-Oeste, no Paraguai e na Argentina. O vento teria trazido o pó.
Fonte: Jornal Zero Hora, 09.10.2007
----------------------------------------------------------------
Lembrando...
Ondas de calor vão aumentar até 500%, segundo estudo
30.07.2007 - O número de dias com temperaturas máximas superiores a 35 graus nos países mediterrâneos vai aumentar entre 200% e 500% ao longo do século, segundo estudo da universidade norte-americana de Purdue e do Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam.
Segundo a pesquisa publicada na revista Geophysical Research Letters, se as emissões de gases caudadores do efeito estufa forem reduzidas, os dias com temperaturas extremas aumentariam apenas em 50% na região.
As zonas do Mediterrâneo com maior risco de serem afetadas pelo fenômeno são a França Ocidental e as regiões costeiras espanholas e do norte da África.
"Também a Itália será atingida, sobretudo nas regiões costeiras, porque ao calor se juntará a umidade", explicou Filippo Giorgi, um dos autores da pesquisa.
As projeções apontam para que "em algumas regiões se registrem 40 dias tórridos em cada Verão, em comparação com os oito a dez sentidos hoje".
Além do risco para a saúde humana, o aumento do calor trará consigo "conseqüências negativas para a economia dos países mediterrâneos, assim como para os seus recursos hídricos, agricultura e procura de energia", diz o texto.
Em 2003, uma onda de calor matou 35 mil pessoas em toda a região, 15 mil delas apenas na França. Para o pesquisador italiano, a "situação de 2003 pode tornar-se regra", caso não se consiga reduzir rapidamente as emissões de gases causadores do efeito de estufa.
"É necessário conseguir rapidamente uma queda nas emissões e não apenas uma simples manutenção. Isso teria um grande efeito sobre a temperatura, talvez ainda maior do que estimamos", disse.
Segundo os autores, o estudo confirma que a região do Mediterrâneo "será umas zonas mais afetadas pelas alterações climáticas nos próximos anos
Fonte: UOL notícias
-------------------------------------------------------
Nota do Portal Anjo, www.portalanjo.com
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."