Assassinam sacerdote missionário diocesano no Sri Lanka
28.09.2007 - ROMA - O sacerdote diocesano Nicholas Pillai Packiya Ranjith foi assassinado ontem por desconhecidos no Sri Lanka, ao explorar uma mina controlada a distância, ao momento em que seu veículo passava sobre ela.
Conforme informa a agência SIR, o Pe. Ranjith não era jesuíta mas coordenava as atividades do Jesuit Refugees Service (JRS), organização humanitária internacional dos jesuítas na diocese de Mannar, capital da província do mesmo nome se localizada ao sul da ilha.
Ao momento do homicídio, o presbítero levava mantimentos e bens de primeira necessidade ao orfanato e ao campo de refugiados de Vidathaltheevu.
Conforme informa o JRS de Colombo, a explosão surpreendeu ao sacerdote em uma região controlada pelo grupo Liberação da Pátria Tamil. A bordo da caminhonete que levava uma bandeira branca também estava o assistente do presbítero, o laico Christopher Jujin, quem se debate entre a vida e a morte.
"Não é claro ainda quem cometeu o ato mas à margem de quem é responsável, condenamos firmemente estes atos de violência contra inocentes", indicaram do Bispado de Mannar. Do mesmo modo, o Arcebispo de Colombo, Dom Oswald Gomis, indicou que o "Padre Ranjith era um sacerdote sem medo, jovem e dinâmico que sempre saia à frente pela causa da justiça. Sua morte é uma perda irreparável para a família inteira do Jesuit Refugee Service".
Os funerais estão programados para amanhã. Do início da guerra civil no Sri Lanka em 1983, morreram 68 mil pessoas, 5 mil das quais morreram em 2006, depois de quatro anos de trégua.
Fonte: ACI
---------------------------------------------------------------
Lembrando...
Assassinam cruelmente sacerdote missionário na Austrália
10.08.2007 - SYDNEY - O jornal italiano Avvenire informou que um sacerdote católico foi assassinado nesta capital na madrugada de ontem. O criminoso desconhecido acabou com a vida do Pe. Ho Tran, de 55 anos de idade, em sua residência dos Missionários do Verbo Divino localizada em Marsfield.
Segundo as primeiras investigações, o presbítero foi assassinado ao dar-se conta da presença de um ladrão que estava na cozinha de sua residência aonde vivem outros 18 sacerdotes. Ao ver-se descoberto, o homicida cravou uma faca na garganta do Pe. Tran, quem foi levado em seguida ao Royal North Hospital, aonde os esforços por salvá-lo foram inúteis.
O sacerdote era o Diretor da residência dos Missionários do Verbo Divino. "Era muito gentil, a última pessoa que teria esperado ter um episódio deste tipo", disse um de seus irmãos missionários.
Fonte: ACI
---------------------------------------------------------------
Assassinam sacerdote católico da Colômbia
02.02.2007 - BOGOTÁ - O R.P. Martiniano Rueda, pároco de São José da Urama no bairro de Antioquia, foi assassinado por desconhecidos nessa localidade, conforme informaram fontes policiais nesta sexta-feira.
O corpo sem vida do sacerdote católico de 50 anos, que se também era professor, foi achado pelos vizinhos na casa paroquial
Segundo a polícia, o assassinato do sacerdote aconteceu depois que vários delinqüentes roubaram seu veículo, há quatro dias.
Segundo cifras da Conferencia Episcopal Colombiana, nos últimos cinco anos 40 sacerdotes foram assassinados na Colômbia, a maioria vitima da violência política.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------
Padre é assassinado a facadas em Minas Gerais
09.05.2006 - Um padre foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira, na cidade de Delta, no Triângulo Mineiro. O corpo de José Carlos Cearense, 44 anos, foi encontrado por uma empregada da Casa Paroquial. O padre estava com as mãos amarradas e foi morto com pelo menos oito facadas.
A polícia acredita que a vítima entrou em uma luta coporal com o assassino, pois há sinais de sangue na casa. O assassino roubou da casa um aparelho de DVD, a carteira e o celular do padre.
O corpo de Cearense será enterrado em Araxá, sua cidade natal. A polícia abriu inquérito para investigar o crime, mas até agora ninguém foi preso.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------
Nota do Portal Anjo, www.portalanjo.com
Diz na Sagrada Escritura:
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)
"Ainda que floresçam os ímpios como a relva, e floresçam os que praticam a maldade, eles estão à perda eterna destinados". (Sl 91, 8)