Igreja chilena denuncia roubo de pedaço de cruz de Jesus
28.09.2007 - A Igreja Católica chilena denunciou nesta sexta-feira o roubo de um pedaço de madeira que teria pertencido à cruz em que foi crucificado Jesus Cristo, que estava na Basílica da Mercê, em pleno centro de Santiago.
O sacerdote Marcelo Méndez, pároco da basílica, afirmou que, por volta das 11h30 (13h30 de Brasília), desconhecidos roubaram a relíquia de incalculável valor espiritual, histórico e cultural, que estava aos pés da imagem do Cristo crucificado.
Méndez explicou num comunicado de imprensa que a peça roubada é a sagrada Relíquia da Veracruz, com um pedaço da cruz em que Jesus foi crucificado. Ela foi doada pelo Rei Carlos V à Ordem Mercedária e levada ao Chile no fim do século XVIII.
O religioso explicou ainda que o relicário de prata de valor "incalculável" é de estilo barroco, e não existem fotos da peça. Ele pediu que os ladrões devolvam o pedaço de cruz, "que é muito importante para os fiéis", ressaltou.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------
Lembrando...
Delinqüentes roubam sacrário de catedral no sul do Peru
01.03.2007 - LIMA - O Bispo de Tacna e Moquegua, Dom Marco Antonio Cortés Lara, denunciou o roubo do sacrário e outros objetos da Catedral do departamento sulino de Tacna, a qual delinqüentes desconhecidos invadiram pela madrugada.
"É a primeira vez que roubam na Catedral. É muito lamentável que a sociedade vá perdendo o sentido do sagrado, essa escalada em que a sociedade vai a uma situação em que nada o afeta, nada comove, tudo é igual; para eles o templo é o mesmo que um curral ou um estádio e isso não pode ser, é inadmissível", declarou o Prelado à emissora local Radio Uno.
Informou-se que os ladrões sacrílegos levaram o cálice logo após perfurar o sacrário e espalhar as hóstias pelo chão. Também subtraíram adornos chapeados em prata, o manto do pedestal, e jóias e objetos de Nossa Senhora de Carmen.
"É um ato horrendo que devemos repudiá-lo porque violou o sentimento cristão, já que não se pode tratar as coisas de Deus como se fora nada, por isso expresso meu total rechaço e indignação", manifestou Dom Cortés Lara.
Fonte: ACI
-----------------------------------------------------
Roubos sacrílegos constituem uma triste desgraça, denuncia Arcebispo salvadorenho
31.07.2007 - SAN SALVADOR - O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, denunciou que os roubos de imagens de distintas igrejas no país constituem "uma triste desgraça, em primeiro lugar porque é um sacrilégio, em segundo pelo valor artístico-histórico que estas imagens têm como um patrimônio nacional e pelo valor material que têm".
Em coletiva de imprensa depois da Missa dominical, o Prelado se referiu assim ao roubo de quatro imagens em distintas igrejas do país em menos de um mês. A última, roubada no 11 de julho, foi a imagem de nossa senhora da Mercê que se encontrava na histórica igreja de mesmo nome e que tinha um valor de mais de 60 mil dólares.
Para lutar contra este tipo de roubos, o Arcebispo exigiu à Polícia Nacional Civil para que esteja mais "atenta" e afirmou que "é necessário que tenha mais controle desta rede de ladrões de objetos sagrados que funciona há 50 anos".
Na opinião de Dom Sáenz, em El Salvador se perderam "muitíssimas peças de grande valor", especialmente nos povoados Panchimalco, na periferia sudeste da capital e Huizúcar, no centra de La Liberdad.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------
"Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos..." (Mc 7,21)