26.06.2023 -
Em preparação para o Dia da Juventude da Indonésia - IYD - que acontecerá de 26 a 30 de junho de 2023, a Diocese de Purwokerto fez uma cruz para ser carregada por seus jovens em cerimônias durante esse encontro.
A cruz, abaixo, representa um Cristo dançante usando um chapéu indonésio - blangkon - e xale amarelo. O crucifixo está colocado sobre um escudo com quatro grupos de símbolos, retirados grosseiramente do brasão do Bispo Christophorus Tri Harsono, o Ordinário de Purwokerto em Java Central.
Em 18 de maio de 2023, este crucifixo esteve presente na Missa do Dia da Ascensão na Catedral Cristo Rei em Purwokerto, e abençoado por seu Bispo.
O Cristo dançante está executando passos da dança Lenger, um remanescente da herança cultural hindu usada para adorar a "deusa Durga", a deusa da fertilidade. Quando o hinduísmo chegou a Java, fez uma ação sincretista e assumiu a dança em homenagem a Dewi Siri, a deusa local da fertilidade. Esta dança é usada para agradecer aos deuses pagãos pelas boas colheitas, pelos rituais de limpeza e para pedir sua proteção.
O chapéu representa o encontro do Grande Universo com o Pequeno Universo, e é um símbolo de harmonia e abertura a outras religiões.
O xale amarelo representa a glória da dignidade humana que deve ser lutada e respeitada. Da mesma forma, representa calor, paz e amor “em nosso relacionamento com Allah; encontramos o calor do amor, proteção e conforto junto com Allah.”
O caráter sincretista deste crucifixo, bem como a falta de respeito por Nosso Senhor crucificado refletido neste Cristo dançante, causaram fortes reações de protesto entre muitos católicos na Indonésia, o que obrigou a Diocese, através de sua Comissão IYD, a renunciar ao seu uso para o próximo encontros de jovens.
No entanto, permanece o fato de que teve total apoio da Diocese de Purwokerto, bem como de todo o seu clero.
Via www.traditioninactiondobrasil.org
===========================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Nos ensina São Paulo Apóstolo: "Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo". (Colossenses 2, 8)
Diz ainda Sagrada Escritura:
Jesus Cristo é o único caminho para a Salvação: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14,6)
Declarou o Arcebispo francês Marcel Lefebvre:
Declarou o Arcebispo francês Marcel Lefebvre: "Não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada durante vinte séculos de tradição da Igreja? Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica. A verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro".
Veja também...