08.06.2023 -
Fontes ligadas à Igreja Católica denunciaram no sábado 27 que o governo do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, bloqueou as contas bancárias de três dioceses do país.
O congelamento atinge as contas das dioceses de Manágua, presidida pelo cardeal Leopoldo Brenes, e as de Matagalpa e Estelí, dirigidas pelo bispo Rolando Álvarez, preso desde agosto do ano passado. Em fevereiro, Álvarez foi condenado a mais de 26 anos de prisão por crimes considerados “traição contra a pátria”.
O cardeal Brenes disse ao portal Expediente Público que está vendo “como resolver a situação”, e o presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, bispo Carlos Herrera, declarou à plataforma Despacho 505 que recebeu informações sobre os problemas com as contas bancárias das dioceses.
Exilada da Nicarágua, a pesquisadora Martha Patricia Molina publicou capturas de tela de tentativas malsucedidas de fazer transferências bancárias para as contas da Arquidiocese de Manágua. Entre as mensagens bancárias, aparecem dizerem como “conta inválida” ou “sua transferência não pôde ser realizada”.
As relações entre o governo Ortega e a Igreja Católica vivem agora momentos de grande tensão, marcados pela expulsão e prisão de padres, a proibição de atividades religiosas e a suspensão de suas relações diplomáticas. Na quinta-feira 25, mais um padre foi preso. O papa Francisco chegou inclusive a classificar a ditadura nicaraguense como “ditadura grosseira”.
Via revistaoeste.com
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Nicarágua expulsa freiras na mais recente repressão à Igreja Católica.
Diz Sagrada Escritura:
"Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Animados pelo mesmo espírito de fé, sobre o qual está escrito: «Acreditei, por isso falei», também nós acreditamos e por isso falamos. É por isso que nós não perdemos a coragem. Pelo contrário: embora o nosso físico se vá desfazendo, o nosso homem interior vai-se renovando a cada dia. A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas". (II Coríntios 4, 7-17)
Veja também...
Nicarágua: Bispo condenado a 26 anos de prisão pelo governo socialista (comunista)