Roubos sacrílegos constituem uma triste desgraça, denuncia Arcebispo salvadorenho


31.07.2007 - SAN SALVADOR - O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, denunciou que os roubos de imagens de distintas igrejas no país constituem "uma triste desgraça, em primeiro lugar porque é um sacrilégio, em segundo pelo valor artístico-histórico que estas imagens têm como um patrimônio nacional e pelo valor material que têm".

Em coletiva de imprensa depois da Missa dominical, o Prelado se referiu assim ao roubo de quatro imagens em distintas igrejas do país em menos de um mês. A última, roubada no 11 de julho, foi a imagem de nossa senhora da Mercê que se encontrava na histórica igreja de mesmo nome e que tinha um valor de mais de 60 mil dólares.

Para lutar contra este tipo de roubos, o Arcebispo exigiu à Polícia Nacional Civil para que esteja mais "atenta" e afirmou que "é necessário que tenha mais controle desta rede de ladrões de objetos sagrados que funciona há 50 anos".

Na opinião de Dom Sáenz, em El Salvador se perderam "muitíssimas peças de grande valor", especialmente nos povoados Panchimalco, na periferia sudeste da capital e Huizúcar, no centra de La Liberdad.

Fonte: ACI

--------------------------------------------------------

Lembrando...

Sacrilégio: Desconhecidos roubam hóstias consagradas de igreja mexicana

25.07.2007 - MEXICO D.F - O Secretário Geral da Diocese de Aguascalientes (México), Pe. Raúl Sosa Palos, denunciou que no domingo, dia 15 de julho, foram roubadas hóstias consagradas da Igreja do Divino Menino na cidade de Lomas del Ajedrez e advertiu que poderiam ser usadas em atos satânicos ou profanos.

Em coletiva de imprensa o Pe. Sosa assinalou que os criminosos entraram "por algum dos vitrôs, abriram com alguma chave que levavam o sacrário, subtraíram sacrilegamente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e o levaram consigo. Não levaram nenhuma outra coisa, por isso o fato faz pensar que o fizeram com intenções perversas de profanação".

"Quem joga por terra as espécies consagradas, leva-as ou retém com alguma finalidade sacrílega, incorre por esse mesmo feito em excomunhão reservada a Sé Apostólica", recordou o presbítero e exortou severamente aos delinqüentes "a entregar imediatamente as sagradas espécies, a algum sacerdote e arrepender-se desse enorme pecado".

O sacerdote assinalou que não se apresentou nenhuma denúncia ante a Procuradoria Geral de Justiça do Estado porque o roubo tem um valor espiritual e religioso que não pode ser quantificado de forma material. "É um crime sacrílego, é a presença real de Jesus Cristo", finalizou.

Por sua parte o Administrador da Diocese de Aguascalientes e Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, insistiu para que em todos as paróquias, grupos de oração e a todos os fiéis da diocese celebrem Missas e realizem atos de reparação frente ao sacrilégio.

Também o Vigário da Diocese de Aguascalientes, Pe. Rigoberto Ruiz Palos, sustentou que "cada um de nós se sentirá entristecido e procurará honrar e desagravar ao Senhor" e fez um chamado às comunidades religiosas e toda a paróquia para que "nosso amor pela Eucaristia cresça. Que participemos das celebrações, que recebamos a comunhão, que visitemos os sacrários".

Fonte: ACI

---------------------------------------------------

Alarme na Itália: Crescimento do satanismo cria “mercado” de hóstias consagradas

O P. Aldo Buonaiuto, diretor de um serviço de “chamadas de emergência” que fornece ajuda a jovens que desejam sair de seitas satânicas, alertou sobre o alarmante crescimento do satanismo que criou um “mercado” de hóstias consagradas na Itália. Em declarações reproduzidas pelo semanário católico Famiglia Cristiana, o P. Buenaiuto explicou que existe “uma proliferação de seitas que praticam missas negras, com profanações de hóstias consagradas, estupros, torturas”.

“Conhecemos casos de vampirismo consentido, e também utilizando jovens que são agredidos após serem drogados no transcurso de rituais com orgias. Há seitas que permitem subir no escalão, e se servem de pessoas fracas e supersticiosas”.

Segundo o sacerdote, “existe um verdadeiro ‘mercado’ de hóstias consagradas. O preço varia entre 80 e 500 euros: depende do tamanho da hóstia, da importância da Igreja de onde provem, do quem a consagrou”.

“O valor mais alto corresponde às hóstias consagradas nas igrejas de Roma, sobretudo as mais próximas do Vaticano. São roubadas de duas formas, nos sacrários, mas também comungando”, afirmou o sacerdote na entrevista.

“Há seitas que fazem ritos com hóstias consagradas, LSD e cocaína, muitas vezes conduzidas por ex-sacerdotes que decidiram estar a serviço de Satanás”, destacou o especialista a Famiglia Cristiana.

Segundo a explicação do P. Buonaiuto, tem muito a ver com a proliferação destas seitas “o ter perdido o sentido do sagrado”. “O homem necessita preencher-se com algo, e hoje o mercado está cheio de sucedâneos, entre eles o satanismo”, concluiu.

Fonte: Aci


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne