25.04.2019 - Nota de www.rainhamaria.com.br
Publicado no site em 17.09.2017
=====================================================
Era uma vez um reino que era governado por um rei muito cristão e com uma reputação de santidade, mas que não tinha filhos. O monarca enviou seus arautos para colocar um anúncio em todas as cidades e aldeias de seus domínios.
Qualquer jovem que preenchesse os requisitos exigidos, a fim de aspirar a ser um possível sucessor do trono, deveria solicitar uma entrevista com o Rei. Todo candidato precisava de dois requisitos essenciais: ame Deus e demonstre com fatos que também ama seu próximo.
Em uma aldeia muito distante, um jovem leu o anúncio real e acreditou que ele cumpriu os requisitos, porque ele amava a Deus e também aos seus semelhantes. Uma coisa o impediu de ir. Ele era tão pobre que não tinha roupas decentes para aparecer diante do santo monarca, nem tinha dinheiro para fazer uma jornada tão longa.
Ele trabalhou dia e noite. Ele arrecadou tudo o que pôde, e quando ele teve o suficiente para a viagem, ele vendeu o resto de seus pertences, comprou roupas finas, algumas jóias e partiu na jornada.
Poucas semanas depois, tendo esgotado quase todo o seu dinheiro e ficando às portas da cidade onde o grande rei morava, conheceu um pobre homem implorando. O pobre homem estava tremendo de frio, coberto apenas por trapos. Seus braços estendidos pediram ajuda. Ele implorou com uma voz fraca e rouca:
"Estou com fome e estou com frio. Por favor, me ajude!"
O jovem estava tão emocionado com as necessidade do pobre homem que ele imediatamente se livrou de suas roupas novas e as entregou ao homem; e sem pensar duas vezes, ele também lhe deu algumas das provisões que restavam.
Atravessando o limiar da cidade, uma mulher com dois filhos tão suja quanto ela, implorou-lhe:
"Meus filhos estão com fome e não tenho trabalho! Por caridade, me ajude!"
Sem pensar duas vezes, nosso amigo pegou o anel de seu dedo e a corrente de ouro do pescoço e, juntamente com o resto das provisões, ele os entregou à pobre mulher.
Ao chegar ao castelo, um assistente do rei mostrou-lhe o caminho para um quarto grande e luxuoso. Depois de uma breve pausa, ele foi admitido na sala do trono. O jovem olhou para o monarca.
O que não seria sua surpresa quando ela olhou para cima e conheceu o Rei. Surpreendida e com a boca aberta, ele disse:
"Você ... você! Você é o pobre homem que estava no lado da estrada!"
Naquele momento, uma criada entrou com dois filhos trazendo água para o viajante cansado. Sua surpresa também foi capital:
"Você também! Você estava na porta da cidade!"
"Sim", respondeu o Soberano, eu era o pobre homem, e minha criada e seus filhos também estavam lá"
"Mas ... mas você é o Rei! Por que fez isso?"
"Porque eu precisava descobrir se você realmente conhecia as condições para ser rei", disse o monarca . "Eu sabia que se eu me aproximasse de você como Rei, você poderia fingir e agir não sendo sincero em seus motivos. Dessa forma, seria impossível para mim descobrir o que realmente estava em seu coração. Como um homem pobre, não só descobri que você realmente ama a Deus e seu próximo, mas que você é o único que passou o teste. Você será meu herdeiro! Você herdará meu reino!"
Esta história deu a nossa protagonista a oportunidade de se tornar rei. Às vezes pensamos que tudo isso só acontece em histórias; mas nós também podemos ser "reis" se fizermos o que Ele nos ordena fazer.
"Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Mateus 25, 34 -40)
"Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê", (1 João 4, 20)
Diante de nós está a possibilidade de ser reis; Mas para isso, teremos que provar a Deus que estamos dispostos a praticar o bem. Para o homem nesta história, seu teste consistiu em algo ainda mais difícil, para se tornar rei, renunciando todos os seus bens. Foi então que Deus descobriu o que estava realmente em seu coração e, conseqüentemente, recebeu o Reino prometido.
Fonte: http://adelantelafe.com (artigo traduzido)
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe". (São Marcos 12, 29-31)
"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". (São Tiago 2, 14-18)
"Que direito tendes de oprimir o meu povo e de esmagar a face dos pobres?"- oráculo do Senhor Javé dos exércitos. (Isaías 3, 15)
"Para negar a justiça ao fraco e defraudar o direito dos pobres do meu povo, para fazer das viúvas a sua presa e despojar os órfãos. (Isaías 10, 2)
"Agora dou-vos um conselho: pagai os vossos pecados com obras de justiça, e os vossos crimes socorrendo os pobres. Talvez assim a vossa felicidade possa durar". (Daniel 4, 24)
"Javé declara: Agora levanto-Me para defender os pobres oprimidos e os necessitados que gemem. Vou salvar quem quer ser salvo!" (Salmos 12, 6)
"Quando Deus Se levanta para julgar e salvar todos os pobres da Terra". (Salmos 76, 10)
"Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". (Apocalipse 7, 16)
Veja também...