O médico que deixava dinheiro debaixo dos travesseiros dos pacientes pobres. Ele foi fuzilado durante a guerra civil espanhola por causa de sua fé


01.04.2019 -

Mariano Mullerat foi um médico amado por seu povo e por sua família. Ele trabalhava em Arbeca, Espanha, onde nasceu sua mãe.

n/d

De acordo com a filha dele, ele amava os pacientes e, quando  a família do doente era pobre, o médico deixava dinheiro debaixo do travesseiro.

Além disso, Mariano era muito religioso. Na casa dele, mandou construir um pequeno oratório com um crucifixo.

“Nós, suas filhas, temos o prazer de venerar esta imagem. Toda noite, antes de irmos para a cama, sentimos como se um ímã nos aproximasse daquele Cristo. Rezamos, damos graças e refletimos sobre como foi o nosso dia”, revela uma das filhas do médico.

A família também costumava rezar o terço e o pai lia sempre uma passagem de um livro de Santo Afonso Maria de Ligório.

Sem pertencer a nenhum partido político,

Mariano Mullerat foi eleito prefeito de Arbeca. Em seu mandato, entre outras ações benéficas à população, instalou calçadas nas ruas e entronizou o Sagrado Coração de Jesus na prefeitura.

Durante a guerra civil espanhola, em 1936, foi ameaçado de morte. Mullerat pensou em mudar-se para Zaragoza. Mas lembrou que seus doentes ficariam abandonados e desistiu da ideia.

Diz sua filha: “Como católico fervoroso e uma pessoa cheia de amor pela profissão, ele ajudava todos os necessitados”. 

A filha ainda lembra que, em 13 de agosto de 1936, às seis horas da manhã, a avó dela disse que era para todos saírem de casa porque tinham ido buscar o pai. Cerca de 25 guardas estavam na rua e cinco entraram e reviraram toda a casa. “Meu pai quis beijar o crucifixo. Um guarda o seguiu e ficou impressionado com a imagem. Tanto que quando os outros quiseram entrar, ele não deixou. Foi assim que o crucifixo o salvou”, disse a mulher.

Adela Mullerat ainda conta: “Nós nos reunimos na entrada da casa para dar adeus ao meu pai. No bolso dele, ele levava um crucifixo e alguns remédios. Um deles serviu para curar um de seus perseguidores, que ficou ferido ao disparar a amaram de fogo”.

O médico foi colocado em um caminhão e levado. Ao passar na frente do quartel da Guarda Civil, uma mulher lhe pediu uma receita para seu filho, e ele deu. O pai do menino era um guarda. Durante o percurso do caminhão, pediu aos que o acompanhavam que rezassem pois a vida deles estava ficando curta.

Depois que foram retirados do caminhão, os guardas os fuzilaram em uma estrada. Naquele dia, seis famílias perderem seus entes queridos, que deixaram 13 órfãos.

Mariano Mullerat foi beatificado em 23 de março de 2019. A causa da beatificação durou 15 anos e foi concluída depois de longas investigações para provar que ele morreu em nome da fé.

Fonte: pt.aleteia.org  via  www.sinaisdoreino.com.br

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Disse São João Crisóstomo: "Que proveito resulta de a mesa de Cristo estar coberta de taças de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Sacia primeiro o faminto, e depois adornarás o Seu altar com o que sobrar. Fazes um cálice de ouro e não dás um copo de água fresca. Honras a Deus no templo com vestes de seda, enquanto O abandonas lá fora ao frio e à nudez?"

Diz na Sagrada Escritura:

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus:  É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante.

n/d

Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda...se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)

 

Veja também...

Santo Afonso de Ligório: Se puderes dar esmolas, com as riquezas iníquas faze dos pobres os teus amigos; para que quando necessitares, te obtenham de Deus a graça de uma boa morte, e assim te recebam nos tabernáculos eternos

São Carlos Borromeu, procurava os pobres doentes dos quais ninguém lembrava, não se contentou em rezar e atender pessoalmente os moribundos, mas também esgotou seus recursos para ajudar os necessitados

Santo Alberto Hurtado: Com seu incansável amor, percorria as ruas em sua caminhonete para recolher os pobres e crianças e levá-los ao “Lar de Cristo”, onde lhes dava um leite quente e para que pudessem dormir em uma cama confortável

Beato Píer Giorgio Frassati: Jesus vem a mim a cada manhã na Santa Comunhão e eu o retribuo de uma maneira pequena visitando os pobres. Visitar os pobres, é visitar a Jesus!

Disse o pai de Santa Madre Teresa: "Minha filha, compartilhe sempre com os outros, especialmente com os pobres, até o mínimo de comida que você tiver. O egoísmo é uma doença do espírito que nos transforma em servos de nossas riquezas"

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne