31.05.2017 - Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida. Convertei-vos! Afastai-vos do mau caminho que seguis; por que haveis de perecer, ó casa de Israel". (Ezequiel 33, 11)
======================================
O ensino do papa Francisco representa uma "nova tradição teológica" que "não exige uma mudança de vida", o bispo de San Diego, Robert McElroy, recentemente disse aos graduados de teologia.
Em um discurso de início na Escola Jesuita de Teologia na Universidade de Santa Clara em 20 de maio, Bispo McElroy referiu-se à abordagem "pastoral" do Papa Francisco como um novo ramo da teologia que "começa com um abraço do amor divino" e reconhece que as pessoas que enfrentam desafios "esmagadores" são incapazes de seguir o Evangelho.
"Surgiu, nos últimos três anos, um ramo vibrantemente transformado da teologia católica que reivindica legitimamente seu lugar como elemento central da doutrina e prática católica", afirmou o bispo McElroy, "a teologia pastoral contida nos ensinamentos do papa Francisco". "
E, embora "existissem ensinamentos pastorais esplêndidos na tradição teológica católica em todas as épocas", disse o bispo de San Diego , o papa Francisco "aponta para uma compreensão da teologia pastoral, que é muito mais robusta".
"Exige que a teologia moral proceda da ação pastoral real de Jesus Cristo, que não exige uma mudança de vida", disse o bispo McElroy, "mas começa com um abraço do amor divino, prossegue a ação de cura e só então Requer uma conversão de ação em consciência responsável ".
O bispo reconheceu que algumas pessoas são confrontadas com "desafios de vida avassaladores" que os impedem de seguir o Evangelho, observou o relator católico nacional em um relatório sobre o discurso. "A teologia pastoral do papa Francisco rejeita uma noção de lei que pode ser cega à singularidade de situações humanas concretas, sofrimento humano e limitação humana", afirmou.
A Igreja Católica ensina que a salvação pode ser alcançada através do sofrimento, da morte e da ressurreição de Cristo, desde que se arrependa de seus pecados e apresente seu melhor esforço para viver de acordo com a lei de Deus. Ensina também que a graça de Deus está disponível para todos os que se aproveitam dela, recorrendo a Ele.
O bispo McElroy, um nomeado do Papa Francisco em 2015, disse aos participantes de uma conferência patrocinada pelo Vaticano em fevereiro na Califórnia, "Agora todos devemos ser disruptores" em relação a políticas de imigração e saúde propostas pelo presidente Trump.
Após um sínodo diocesano no outono passado, o bispo divulgou uma declaração sobre a implementação da exortação do Papa Francisco Amoris Laetitia em sua diocese, transmitindo uma das interpretações mais liberais do documento entre os prelados dos EUA.
Nela, ele encorajou a inclusão e o abraço das famílias (casais homossexuais) LGBT e indicou que a Igreja em São Diego estava aberta para permitir que os católicos divorciados e ressurgidos sem anulação recebessem a Eucaristia em alguns casos.
O bispo disse no verão passado em uma entrevista que o Catecismo da terminologia da Igreja Católica identificando atos homossexuais como "intrinsecamente desordenado" é "linguagem muito destrutiva que eu acho que não devemos usar pastoralmente"
Os comentários do bispo McElroy sobre o massacre terrorista de junho passado em uma discoteca gay de Orlando focada em fanatismo anti-homossexual, dirigida a um ponto dentro da Igreja Católica , como ele chamou de ataque terrorista "um apelo para nós como católicos para combater cada vez mais vigorosamente o anti- Preconceito gay que existe na nossa comunidade católica e no nosso país".
No começo, o bispo McElroy recebeu um médico honorário de grau de divindade. Ele obteve um licenciado em teologia sagrada em 1985 da Escola dos Jesuítas de Teologia da Universidade de Santa Clara, a escola uma faculdade membro da União Teológica de Pós-Graduação de Berkeley.
O decano da escola elogiou a defesa do bispo McElroy para os imigrantes e os pobres, dizendo que "foi vital para o nosso diálogo nacional em um momento de grande mudança".
"Com um profundo intelecto e um coração de pastor, você encarna de várias maneiras como o Papa Francisco nos chama a viver nossa fé de forma pensativa e compativiente em meio às complexas realidades da vida humana". Kevin O'Brien disse.
O bispo McElroy pediu aos professores da escola jesuíta de teologia que se concentrassem na teologia pastoral do papa e colocassem "no centro e na vida desta instituição".
"Será um dos maiores projetos teológicos de nossa época para entender como essa nova tradição teológica deveria ser formada", disse ele, "como pode trazer unidade, energia e percepção da interseção da fé católica e do mundo moderno".
Fonte: www.lifesitenews.com via www.sinaisdoreino.com.br
Veja também...